FacebookRSS feed

Agrotec

Como prevenir e combater a podridão cinzenta

A estratégia de luta contra a Botrytis é preventiva, passando por dois aspetos essenciais: colocar em prática medidas culturais preventivas, sendo estas destinadas a diminuir a sensibilidade da parcela à Botryti, entre as quais reduzir o vigor das cepas, favorecer o arejamento da vegetação e limitar os ferimentos nos bagos; e a estratégia de proteção química, que deve ser pensada em função da sensibilidade da parcela e do risco aceitável.

Podridão Cinzenta

Devem ser aplicadas medidas preventivas, seja qual for o risco na parcela. Em caso de risco fraco, as medidas preventivas podem ser suficientes para evitar ou minorar o ataque do fungo.

Na plantação de vinhas novas, limitar o vigor da Vinha, escolhendo porta-enxertos castas e até clones que não confiram excessivo vigor. Além disso, numa vinha em produção, o vigor pode ser limitado por uma fertilização racional, diminuindo o azoto e pelo enrelvamento permanente (semeado ou natural). Este revestimento deve ser cortado regularmente.

Arejar bem os cachos – poda e modo de condução que assegurem uma repartição homogénea dos cachos. A supressão de gomos, na poda, as podas em verde, as desfolhas permitem a circulação do ar no interior da vegetação da videira. Estas medidas também permitem uma mais completa penetração das caldas aplicadas nos tratamentos.

Limitar as feridas nos bagos por um controlo adequado da traça e do oídio. Evitar também as feridas nos bagos durante a realização de operações de desfolha e de podas em verde.

Os tratamentos químicos devem ser cuidadosamente realizados, atingindo muito bem os cachos, em todas as etapas de desenvolvimento da Vinha.  

FONTE: Avisos da Estação de Avisos de Entre Douro e Minho