FacebookRSS feed

Agrotec

Comidas locais e sazonais: EUFIC lança primeiro mapa interativo de frutas e legumes

Conselho Europeu de Informação Alimentar (EUFIC) lançou o primeiro mapa interativo da sazonalidade de frutas e vegetais em toda a Europa. 

comidas sazonais

No contexto doAno Internacional das Frutas e Legumesem 2021, proclamado pela Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO), o novo mapa fornece informações precisas e baseadas na ciência para orientar consumidores para escolhas mais saudáveis e sustentáveis.

O mapa combina dados de fontes nacionais oficiais e apresenta mais de 200 frutas e legumes sazonais, cobre 24 países e inclui as seis regiões climáticas europeias. Lançado inicialmente em inglês, estará disponível também em francês, alemão, italiano e espanhol. Os utilizadores podem filtrar por país, estação e mês, identificando opções de alimentos sustentáveis. Graças à sua interface simples e à grande variedade de alimentos incluídos, o mapa EUFIC visa aumentar a consciencialização sobre os benefícios nutricionais e de saúde do consumo de frutas e legumes, ao mesmo tempo que ajuda a reduzir o desperdício de alimentos.

«Na Europa estamos habituados a ter uma seleção muito grande de alimentos à nossa disposição ao longo do ano, muitas vezes desvinculando-nos da origem da produção. Estamos orgulhosos de lançar este mapa inovador para promover o consumo local e sazonal de frutas e legumes, ajudando as pessoas a ter uma dieta diversificada, equilibrada, saudável e sustentável», afirmou Laura Fernández Celemín, diretora geral do EUFIC.

Frutas e legumes são alimentos essenciais da dieta em todas as culturas e uma quantidade mínima de 400 g por dia ou cinco porções de frutas e legumes traz inúmeros benefícios para a saúde.

Consumidores à procura de opções sustentáveis

Uma investigação recente conduzida pela Organização de Consumidores Europeus (BEUC) descobriu que dois terços dos consumidores estão abertos a mudar os hábitos alimentares por razões ambientais, com muitos dispostos a desperdiçar menos comida em casa, comprar mais frutas e legumes da estação e comer mais produtos vegetais. No entanto, dois obstáculos principais que as pessoas enfrentam são a falta de informação e a dificuldade de identificar opções de alimentos sustentáveis.

Esta ferramenta inovadora do EUFIC ajuda os consumidores a preencher essas lacunas de informação, fornecendo-lhes um portal para encontrar informações fiáveis ​​sobre a alimentação sazonal e local, que pode servir como um guia para variar frutas e legumes ao longo do ano e permitir que as pessoas experimentem novas receitas com alternativas sustentáveis.

Frutas e Legumes

Frutas e Legumes

Frutas e Legumes

Alimentos sazonais e locais são melhores para a saúde e o meio ambiente

Comer frutas e legumes sazonais e locais beneficia tanto a saúde quanto o meio ambiente. A comida local é mais fresca e nutritiva, especialmente considerando que a maioria das vitaminas e minerais contidos nas frutas e vegetais são perdidos normalmente em 24 horas após a colheita. Além disso, muitos estudos revelaram que reduz drasticamente as emissões de gases de efeito estufa (GEE) vinculadas à cadeia de distribuição. Frutas e legumes com as menores emissões de GEE são aqueles cultivados ao ar livre durante a sua estação natural, sem grande uso de energia adicional e consumidos no mesmo país de origem.

No entanto, escolher frutas e legumes produzidos localmente e da estação é apenas um aspeto de uma alimentação mais sustentável. Aumentar os alimentos de origem vegetal como frutas e legumes na dieta, reduzir os alimentos de origem animal, como carne e laticínios, e minimizar o desperdício de alimentos é igualmente importante.

Em geral, frutas e legumes têm emissões de GEE menores em comparação com produtos de origem animal, como carne e laticínios, na verdade, cerca de 10 a 50 vezes menos emissões.

Consulte o mapa interativo da EUFIC.