FacebookRSS feed

Agrotec

Colóquio Nacional do Milho debate futuro do setor do leite em Portugal

O 9.º Colóquio Nacional do Milho reúne, a 7 de Fevereiro, na Póvoa de Varzim, no Hotel Axis Vermar, mais de 450 especialistas nacionais e internacionais para um debate alargado sobre a situação atual e perspetivas futuras do mercado do leite.

milho

Num momento em que o setor nacional e europeu do leite atravessa uma profunda crise, a ANPROMIS - Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo pretende contribuir com uma reflexão sobre as estratégias necessárias para que o mercado dos laticínios inverta esta situação e alcance um equilíbrio de longo prazo.

Participam no debate especialistas nacionais e internacionais, em representação da produção e da distribuição de leite e responsáveis pelas políticas públicas do setor.

O diretor-geral da Federação Francesa de Produção Leiteira, Gilles Psalmon, orador do painel “O mercado mundial do leite: situação atual e perspetivas futuras”, dará o exemplo sobre o modelo de organização aplicado em França, que tem permitido a este país intensificar a produção de leite, com mais litros de leite por vaca.

Este modelo de produção resultou também num aumento do preço do leite em 13% pago aos produtores franceses, entre 2016 e 2017 (dados EU Milk Market Observatory).

No Colóquio serão também abordados os desafios técnicos da produção de milho silagem, na perspetiva do aumento da rentabilidade das explorações leiteiras por via do acréscimo da qualidade e da quantidade do leite produzido.

No espaço de uma década (2003-2013), a produtividade do efetivo leiteiro português aumentou de 5,8 toneladas leite/vaca/ano para 7 toneladas leite/vaca/ano (dados do INE). «O Colóquio Nacional do Milho é por excelência um fórum de discussão dos principais temas relacionados com a cadeia produtiva do milho, a montante e jusante.

Constituindo o milho silagem a base da alimentação do efectivo leiteiro nacional, estamos certos que esta iniciativa ajudará à necessária reflexão com todos os intervenientes da fileira, sobre as estratégias necessárias à sustentabilidade do setor do leite, tão importante na necessária sustentabilidade económica da região Norte do país», afirma José Luís Lopes, presidente da ANPROMIS.

Mais informações em www.anpromis.pt