FacebookRSS feed

Agrotec

Colóquio Nacional do Milho apresenta Estratégia Nacional para a Promoção da Produção de Cereais

milho

O 9º Colóquio Nacional do Milho reúne, a 7 e 8 de fevereiro, na Póvoa de Varzim, mais de 450 especialistas nacionais e internacionais para um debate alargado sobre a situação atual e perspetivas futuras do mercado do leite.

Durante o evento, organizado pela ANPROMIS- Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo, será apresentada em primeira mão a Estratégia Nacional para a Promoção da Produção de Cereais, na qual o milho é uma cultura chave.

Num momento em que o setor nacional e europeu do leite atravessa uma profunda crise, a ANPROMIS- Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo pretende contribuir com uma reflexão sobre as estratégias necessárias para que o mercado dos laticínios alcance um equilíbrio de longo prazo.

Participam no debate especialistas nacionais e internacionais, em representação da produção e da distribuição de leite e responsáveis pelas políticas públicas do setor.

O milho é por excelência a base da dieta alimentar das vacas leiteiras. No Colóquio serão abordados os desafios técnicos da produção de milho silagem na perspetiva do aumento da rentabilidade das explorações leiteiras e da melhoria da qualidade do leite, intimamente relacionada com a qualidade do milho.

O Colóquio servirá como rampa de lançamento da Estratégia Nacional para a Promoção da Produção de Cereais, um documento de orientação que a fileira dos cereais propõe para os próximos 5 anos, numa ótica do necessário aumento do grau de autoaprovisionamento em cereais, que ronda atualmente os 30%, sendo um dos mais baixos da União Europeia.

O Grupo de Trabalho para a Promoção da Produção Nacional de Cereais, criado por Despacho do Ministro da Agricultura em junho de 2017, tem como missão propor a estratégia nacional e o plano de ação para a promoção do esenvolvimento da cultura dos cereais em Portugal, visando inverter a tendência de diminuição da produção que se verificou nos últimos anos.

«Estamos certos que a nona edição do Colóquio Nacional do Milho marcará o início de um ponto de viragem no panorama atual da produção de milho em Portugal. O trabalho conjunto que a fileira dos cereais iniciou há cerca de 8 meses com o Ministério da Agricultura deu origem a um documento orientador vital para a sustentabilidade futura da produção de cereais em Portugal», afirma José Luís Lopes, presidente da ANPROMIS.