Coimbra debate agricultura inteligente

A ANIPLA - Associação Nacional da Indústria para a Proteção das Plantas promove o seu simpósio anual a 27 de novembro, no Convento de São Francisco, em Coimbra.

anipla

A edição deste ano é dedicada ao tema da “Agricultura Inteligente” e conta com a presença de especialistas nacionais em agricultura e alimentação, nas perspetivas ambiente, economia e saúde.

Para o diretor executivo da ANIPLA, António Lopes Dias, «este é já um dos principais momentos de agenda do setor da tecnologia e ciência ao serviço da agricultura, onde fazemos uma análise crítica ao presente e pensamos respostas para atuais e futuros desafios».

Acrescenta ainda que «este ano dedicamos no nosso simpósio aprofundar questões essenciais à sustentabilidade agrícola face aos tempos de contradição que vivemos. Se por um lado esperamos dos agricultores maior eficiência e capacidade de resposta à crescente necessidade de alimentos frescos, variados e acessíveis; por outro, temos assistido a campanhas sensacionalistas e medidas políticas que desacreditam a ciência e a tecnologia, prejudicando a produção agrícola».

O encontro deste ano integra três painéis dedicados à produção agrícola, aprofundando três perspetivas essenciais para o equilíbrio ambiental, económico e social.

A introdução de cada painel será da responsabilidade de um orador, que apresentará conteúdo relevante ao tema, seguido de algumas apresentações e debate por diferentes convidados e aberto à audiência.

O primeiro painel da manhã é dedicado à “agricultura inteligente na proteção dos recursos naturais e da biodiversidade”, cuja abertura fica à responsabilidade de Miguel Miranda, presidente do IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Professor associado da Universidade de Lisboa e autor de diversas publicações.

O segundo painel conduz a discussão para a “agricultura inteligente na saúde e no bem-estar”, com introdução pelo arquiteto paisagista Henrique Pereira dos Santos, orador conhecido do público português e autor de livros sobre temas em torno da paisagem e da ruralidade.

Para o terceiro e último painel, as atenções na sala viram-se para a “agricultura inteligente na competitividade das empresas e na economia nacional”, cujo painel é precedido por uma apresentação de Francisco Gomes da Silva, da Agrogés, com experiência em funções públicas e no setor privado, ligadas à agricultura e economia.

A realização deste encontro anual conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Coimbra e, ainda, com o patrocínio das organizações Valormed e Valorfito.