FacebookRSS feed

Agrotec

COGECA: Cooperativas agrícolas da UE desempenham papel-chave

Fortalecimento-da-estrutura-de-mercadoNo âmbito do Fórum de negócios da presidência da COGECA, a decorrer esta quinta-feira, em Berlim, o presidente da organização frisou o papel chave das cooperativas agrícolas da União Europeia em assegurar o acesso dos seus sócios a melhores serviços e matérias-primas para uma produção agrícola a custo competitivo.

Os agricultores dependem das cooperativas agrícolas para terem acesso aos melhores instrumentos disponíveis, tais como máquinas, fertilizantes, rações e energia, com um bom relacionamento qualidade/preço, assim como a serviços técnicos especializados e de aconselhamento, explicou o presidente da COGECA, Christian Pèes. Esta ajuda efectiva oferecida pelas cooperativas agrícolas, permite aos agricultores europeus contribuírem para o crescimento da produção e responder aos principais desafios em matéria de fornecimento de alimentos e meio ambiente.

Na sua intervenção no Fóum, Pèes afirmou que «mediante um apoio constante e soluções feitas à medida para os agricultores, as cooperativas agrícolas podem garantir uma agricultura inovadora e o crescimento da produtividade. O acesso a este tipo de serviços permite aos agricultores europeus produzir mais com menos. Mais alimentos; mais rações, mais bioenergia e outras culturas não alimentares, assim como mais bens públicos, ao mesmo tempo que controlam os seus custos de produção. As cooperativas de produtos agrícolas são instrumentos chave, nas mãos dos agricultores, que possibilitam inovar, aumentar a produtividade e responder ao grande4 desafio de assegurar o abastecimento de alimentos».

O responsável continuou, dizendo que a «globalização dos mercados não impulsionam apenas o desenvolvimento destas cooperativas a nível europeu mas também a sua adaptação a este processo para que melhorem a sua posição competitiva à escala internacional. Perante a crescente concorrência mundial, aumenta a pressão nas cooperativas para proporcionar soluções economicamente rentáveis aos agricultores. As cooperativas de produtos agrícolas conhecem uma rápida expansão a nível internacional e aproveitam as oportunidades de crescimento, tanto na Europa como nos mercados emergentes».

Em conclusão, o presidente da COGECA, do qual é parte integrante a portuguesa CONFAGRI, referiu que «para atingir este objetivo é necessário ampliar os modelos empresarias que já provaram a sua eficácia nos mercados comunitários, mas cooperando, igualmente, com os agricultores locais e outros parceiros da cadeia alimentar para ter êxito e conquistar novos mercados».

Assim, verifica-se também um aumento do número de fusões e aquisições que lhes permite ampliar as suas atividades e atender à crescente concorrência, para além, nos próximos anos, as cooperativas agrícolas europeias realizarem mais negócios a fim de prosperar», terminou o responsável.

Fonte: COGECA (via Confagri)