FacebookRSS feed

Agrotec

Climate Talks | Novos desafios da gestão do solo

A próxima Climate Talk do Porto Protocol terá lugar a 24 de Novembro pelas 17h00, e irá explorar a importância da saúde do solo nas vinhas, e os novos desafios que surgem ao gerir essa saúde do solo utilizando práticas regenerativas.

Os solos estão cheios de vida. De facto, 80% da vida na terra está no solo, e a sua matéria orgânica constitui a base da saúde e fertilidade do solo e, portanto, da produção de alimentos. Além disso, os solos são um sumidouro natural de carbono. Assim, em última análise, as mudanças na utilização da terra e do solo podem promover ou degradar a sua biodiversidade, retardar ou acelerar as alterações climáticas.

E embora a viticultura seja uma pequena parte da cadeia agrícola, dada a sua ligação com o terroir e a origem, tem uma oportunidade única de se destacar em conversas sobre agricultura e o ambiente em geral.

A viticultura regenerativa é um termo que designa a utilização de práticas agrícolas que sirvam para mitigar ou mesmo inverter os efeitos prejudiciais da atividade vitivinícola sobre o ambiente natural. Cada vez mais, a viticultura regenerativa está a ser adotada pelos viticultores de todo o mundo, mas com a sua adoção surgem novos desafios na gestão dos solos das vinhas.

SOBRE THE REGENERATIVE VITICULTURE FOUNDATION

A Fundação Viticultura Regenerativa é uma instituição sem fins lucrativos, dedicada ao avanço da biodiversidade nas vinhas, a fim de melhorar o ambiente e ajudar a inverter as alterações climáticas.

O DEBATE

Nesta Climate Talk, organizada em cooperação com The Regenerative Viticulture Foundation, irá ser explorada  importância da saúde do solo nas vinhas, e os novos desafios que surgem ao gerir essa saúde do solo utilizando práticas regenerativas.

Qual é a importância da saúde do solo numa vinha? Quais são os aspetos essenciais da gestão do solo? Que mudanças são observadas com uma abordagem mais regenerativa? Como de costume, participam produtores e consultores de diferentes partes do mundo que já estão a liderar o caminho da viticultura regenerativa para partilhar o que estão a fazer e os resultados que testemunharam.

OS TÓPICOS

  • Qual é a importância da saúde do solo?
  • Principais indicadores da saúde do solo, e como podem ser medidos e melhorados?
  • Como é que um solo saudável ajuda na retenção de água?
  • O solo deve ser tratado como um organismo vivo e o que acontece ao solo quando lavrado?
  • As vinhas são frequentemente plantadas em áreas de solos pouco saudáveis, razão pela qual as vinhas desenvolvem sistemas radiculares profundos, então porque devemos preocupar-nos com os solos de superfície?
  • Há benefícios em termos de custos na utilização de métodos não regenerativos versus métodos regenerativos?
  • Há opiniões diferentes sobre tratamentos orgânicos vs tratamentos sintéticos, particularmente no que diz respeito ao seu impacto na saúde do solo?
  • Quais são as 3 principais coisas que um viticultor pode fazer para encorajar solos saudáveis, regenerativos ou não regenerativos?
  • Pensa que as práticas regenerativas podem substituir as práticas não regenerativas inteiramente na gestão do solo das vinhas?

CONVIDADOS

ANFITRIÃO

Registo necessário aqui. 

Os debates serão disponibilizados posteriormente no canal de youtube e de podcast do Porto Protocol