FacebookRSS feed

Agrotec

Cientistas norte-americanos testam milho biotecnológico como vacina contra a Hepatite B

milhinhoCientistas do Applied Biotechnology Institute (San Luis, Estados Unidos) encontra-se a trabalhar no desenvolvimento de um milho modificado geneticamente que gera no grão a vacina para a Hepatite B. Esta forma de produção da vacina é muito mais barata e simples do que a usada atualmente com base em leveduras recombinantes.

Segundo a Organização Mundial de Saúde um total de 780.000 pessoas morrem cada ano em todo o mundo como consequência da hepatite B. A vacina atual é usada desde 1982 e é administrada normalmente através de três injeções intramusculares.

O objetivo dos investigadores é chegar a obter uma vacina oral em forma de óstia que não necessita de refrigeração para ser armazenada. Um avanço que poderá encurtar caminho para a criação de vacinas orais para outras ameaças sanitárias emergentes como o Ébola. John A. Howard, lider do grupo de investigação, reconhece que “se tivermos êxito poderemos ter uma oferta muito grande de vacinas (…) uma pequena exploração agrícola poderá ser suficiente para vacinar o mundo”.

As instalações de investigação onde se está a desenvolver este projeto passam periodicamente por controlos do Departamento de Agricultura dos E.U.A. Os ensaios de campo também contam com todos os controlos pertinentes.

Tomates que eliminam o colesterol

Entre os últimos projetos em melhoria de plantas com benefícios para a saúde encontra-se um de uma equipa de cientistas da Universidade da Califórnia em Los Angeles, que desenvolveu tomates modificados geneticamente e que, ao serem ingeridos, eliminam o colesterol mau.

Ler aqui.