FacebookRSS feed

Agrotec

Cersul comemora 25 anos em "tempos díficeis" para o setor

O secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Amândio Torres, esteve presente na cerimónia de comemoração dos 25 anos da CERSUL- Agrupamento de Produtores de Cereais do Sul, em Elvas, onde destacou a «dinâmica notável da Cersul» e prometeu empenhar-se na busca de soluções para diminuir a quota de importação de cereais.

A cerimónia comemorativa dos 25 anos reuniu na sede da Cersul, em Santa Eulália, Elvas, cerca de 200 pessoas ligadas ao setor agrícola e alimentar. Amândio Torres sublinhou o espirito associativo e empresarial da Cersul, cujo sucesso se deve em muito à sabedoria e experiência da sua Direção, que «soube agregar pessoas em torno de objetivos comuns, ao longo de 25 anos». O presidente da Câmara Municipal de Elvas, por seu turno, deixou um voto para o futuro: «estou confiante que a Cersul continuará a trabalhar com qualidade e inovação para permanecer na primeira linha dos produtores de cereais do Alentejo e do país».

Luís Bulhão Martins, presidente do Conselho de Administração da Cersul, embora lamentando que a atual PAC tenha deixado de assegurar o rendimento mínimo aos produtores de cereais, e destacando a difícil situação que o setor atravessa nos últimos três anos, devido à baixa dos preços, sublinhou «o caminho único que a Cersul trilhou em defesa da produção nacional e dos seus 175 associados, conseguindo melhorar a valorização da produção (…)». A capacidade de armazenamento para 100% da produção de cereais; a criação de um laboratório próprio que realiza análises à qualidade ao trigo, e que é aferida em rede com a indústria e os serviços oficiais, ou mais recentemente, a criação da Associação de Agricultores para a Agricultura de Precisão, cuja missão é aumentar a eficiência e sustentabilidade dos métodos produtivos dos associados da Cersul, foram alguns dos exemplos citados como determinantes para o sucesso do negócio desta Organização de Produtores.

A diminuição do preço dos cereais leva a Cersul a ponderar novos caminhos para o futuro, que passarão pela diversificação das áreas de negócio. «Atendendo à quebra de 25% no volume de negócios da empresa (faturou 15 milhões de euros em 2015), que ocorreu por via da diminuição do preço do milho, a diversificação é inevitável. A muito curto prazo iremos investir em olival e frutos secos», revelou Luís Bulhão Martins.

A propósito da baixa do preço dos cereais, o secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural afirmou que «deve ser procurada forma de diminuir a quota de importação. É uma mancha que urge limpar, teremos de conseguir pontos de encontro para chegar a esse objetivo» e garantiu que «o complexo agroflorestal é uma das prioridades do atual Governo».

Figura central desta cerimónia comemorativa, José Luís Tello Rasquilha, fundador e mentor da Cersul, foi homenageado pela atual Direção. «O sucesso é um caminho, não um destino, o seu exemplo não será esquecido», disse Gabriela Cruz, dando voz ao sentir de todos os associados e membros da Cersul. «A visão estratégica e o compromisso de trabalho em prol do interesse coletivo de José Luís Tello Rasquilha contribuíram para a sólida afirmação dos agricultores desta região», concluiu.