FacebookRSS feed

Agrotec

Cereais de inverno na UE com boas previsões

A Comissão Europeia estima que, em geral, os cereais de inverno na União Europeia (UE) encontram-se em bom estado, segundo reconhece o seu boletim sobre o estado das colheitas.

As previsões iniciais de rendimento apontam para valores superiores à média dos últimos cinco anos.

Apesar das condições meteorológicas poucos comuns em muito locais o estado das culturas é adequado, com relatos de menores danos relacionados com as geadas no trigo de inverno no noroeste de França, no este da Alemanha, no oeste da Polónia, sudeste da Hungria, nos Balcãs, no sul da Ucrânia e Turquia e danos moderados no sudeste da Rússia.

A colza, por ser mais sensível, foi afetada no este da Alemanha e Polónia.

Nas regiões ocidental e meridional da Península Ibérica e no norte de Marrocos, a precipitação que ocorreu durante os primeiros dias de março revelou-se benéfica e deteve a seca persistente que atingia estas regiões desde a primavera de 2017.

No noroeste do Magreb (este da Argelina e Tunísia e na Polónia) as precipitações mantiveram-se muito abaixo da média.

A Comissão Europeia prevê um rendimento médio europeu de 6,20 toneladas por hectare (ha) para o trigo branco, mais 3,8 por cento em comparação com a média dos últimos cinco anos; 6,05 toneladas por ha de cevada de inverno, mais 4,4 por cento e para a cevada de primavera 4,27 toneladas por ha, mais 0,5 por cento.

Apenas a colza baixou ligeiramente para 3,28 toneladas por hectare, -0,2 por cento.

Fonte: Agrodigital