FacebookRSS feed

Agrotec

Cereais: Copa-Cogeca apela à solidariedade europeia no setor

As condições atmosféricas adversas nas zonas do norte da Europa grandes produtoras de cereais, levaram a uma forte quebra quantitativa e qualitativa na produção de cereais.

Primeiro foram as fortes chuvas ocorridas em maio e junho, com dias de muito pouco sol, que não deixaram encher convenientemente as espigas. Depois foram os fortes calores de julho e agosto, que fizeram baixar a qualidade dos grãos.

Devido a estes factores, o Copa-Cogeca - organização europeia que representa agricultores e cooperativas - enviou uma carta ao Comissário Phil Hogan, apelando à solidariedade da Comissão, na convicção que este saberá tomar as medidas que se impõem para ajudar o setor.

Os países mais afetados são a França, a Alemanha, a Bélgica, a Irlanda, a Letónia, o Reino Unido, a Eslováquia e a Polónia, com perdas de rendimentos para os agricultores que podem ir dos 500 aos 1000 euros/hectare.

Todas as organizações nacionais estão a pressionar os seus governos para que tomem medidas, mas é fundamental que Bruxelas dê um sinal forte.

A situação torna-se mais grave, num momento em que os agricultores têm de investir na compra dos fatores de produção para a próxima sementeira, em que em alguns casos estão totalmente descapitalizados.

Se nada for feito é muito provável que as sementeiras venham a ser reduzidas, com uma consequente implicação na produção final e implicações muito negativas na pecuária intensiva.

Fonte: Agroinfo