FacebookRSS feed

Agrotec

Celebração dos produtos do Montado

Durante o mês de junho, a ANP|WWF  e outras ONGs parceiras de cinco ecoregiões do Mediterrâneo promovem a Campanha #MedFoodHeroes, fomentando o apoio aos pequenos produtores que sustentam a natureza e os produtos locais dessas regiões. Portugal escolheu o Montado, colocando a bolota, o azeite e os cogumelos em destaque.

MedFoodHeroes RootedEveryday

A campanha #MedFoodHeroes, a decorrer de 15 a 27 de junho e parte integrante do projeto @RootedEveryday, celebra a gastronomia rica que os países mediterrânicos como Portugal têm para oferecer e relembra que as frutas, legumes, leguminosas, azeite ou outros recursos mais recentes na gastronomia, como a bolota e os cogumelos possuem um elevado valor nutricional, ajudam a combater doenças e fortalecem o nosso sistema imunitário, tão crucial nestes tempos.

Em #MedFoodHeroes pode conhecer as receitas e os produtos das 5 eco regiões do Mediterrâneo que integram a rede. 

A campanha é apoiada por chefs do Mediterrâneo que querem ver mais alimentos sustentáveis ​​produzidos localmente e menos desperdício nas cozinhas, em casa e nos restaurantes, como o Chef português Fábio Bernardino, que compartilha as suas receitas utilizando os cogumelos e a bolota, um produto excecional em termos nutricionais que merece voltar a ter destaque nas nossas mesas.

Áreas de enorme importância ecológica como os Montados demostram como é possível um equilíbrio entre a biodiversidade e agricultura sustentável. Alfredo Sendim administra o Montado do Freixo do Meio como um «bem comum» dentro duma comunidade de produtores e consumidores que gere este bem seguindo os princípios da agroecologia, nos últimos 30 anos, e é embaixador do #MedFoodHeroes. 

«Na nossa agrofloresta, o elemento central é a árvore e devíamos comer mais das árvores para termos abundância. O sobreiro, por exemplo, não precisa de água nem de adubo e durante 400 anos tem a capacidade de produzir muito alimento. Está adaptado ao nosso ecossistema e só temos de apanhar as bolotas do chão. Este fruto português não tem glúten e oferece-nos uma gordura saudável constituída por ácido oleico (Ómega 9). É azeite puro», diz Alfredo. 

A bolota é um dos recursos em destaque nesta campanha utilizada na herdade para farinha de pão, biscoitos e bolos, infusões, pastas para barrar, salsichas e até hambúrgueres. É nutricionalmente muito rica em proteínas, carbohidratos, gorduras, vitaminas, minerais, antioxidantes, fibras e sem glúten. As bolotas mais doces podem ser consumidas diretamente cruas, assadas ou cozidas. Talvez esteja na hora de experimentar algumas das receitas apresentadas na campanha.