FacebookRSS feed

Agrotec

CE anuncia 500 ME para apoios aos agricultores europeus

A Comissão Europeia anunciou um pacote no valor de 500 milhões de euros, para apoiar os agricultores europeus em dificuldades.
No Conselho extraordinário de Ministros da Agricultura da União Europeia, o vice-presidente da Comissão Europeia, Jyrki Katainen, disse que este pacote vai permitir dirigir de imediato 500 milhões de euros de fundos europeus em benefício dos agricultores, considerando ser uma forte e decisiva resposta, a qual demonstra que a Comissão assume a sua responsabilidade para com os agricultores e está preparada para apoiar com os fundos apropriados, o que é particularmente importante, tendo em conta outras solicitações orçamentais.
A resposta da Comissão tem três importantes focos, nomeadamente, uma abordagem às dificuldades financeiras dos agricultores, a estabilidade dos mercados e o funcionamento da cadeia de fornecimento.

A Comissão irá propor que a parte mais significativa do pacote seja dirigida a todos os Estados-membros em envelopes para apoiar o setor do leite. Ao determinar a distribuição desta ajuda quer garantir que a mesma seja justa, direcionada e eficaz, tendo em especial conta os países membros e os agricultores mais afetados pelos desenvolvimentos do mercado.
A intenção da Comissão é conceder a máxima discrição aos países de forma a refletir as situações específicas de cada um. O anúncio desta segunda-feira deve ser visto no contexto de um apoio considerável já prestado ao setor agrícola em resposta ao impacto da proibição russa e do nível de apoio que a União Europeia disponibiliza anualmente aos agricultores e comunidades rurais, no valor de 50 mil milhões de euros. A Comissão Europeia reforça ainda que a sua abordagem é sobretudo orientada para o mercado.

Fonte: Comissão Europeia (via Confagri).