FacebookRSS feed

Agrotec

BPI lança a 11ª edição do Prémio Nacional de Agricultura

Estão abertas as candidaturas à 11ª edição do Prémio Nacional de Agricultura (PNA), uma parceria entre o BPI e a Cofina (Correio da Manhã e Jornal de Negócios), que conta com o alto patrocínio do Ministério da Agricultura e o apoio da PwC.

O Prémio Nacional de Agricultura tem como objetivo premiar os agricultores e as empresas portuguesas que se distingam como casos de sucesso da Agricultura, Agroindústria, Florestas e Pecuária. Em 11 edições, o PNA recebeu mais de 8.800 candidaturas e atribuiu mais de 140 prémios e menções honrosas.

A edição de 2021 recebeu um número recorde de 1.318 candidaturas. Para este ano as categorias a concurso mantêm-se: “Jovens Agricultores”, “Empresário em Nome Individual”, “Agricultura Digital”, “Agricultura Exportadora” e “Agricultura Sustentável”.  O PNA distingue também uma personalidade pelo seu percurso e relevante contributo para os setores da Agricultura, Agroindústria, Florestas e Pecuária.

Pedro Barreto, Administrador do BPI, refere que “o PNA permite dar voz à Agricultura em Portugal, reconhecendo as pessoas e empresas que mais contribuem para o desenvolvimento do setor. As candidaturas que recebemos apresentam projetos inovadores que acrescentam valor à produção nacional, às exportações, sem esquecer o esforço de investimento que está a ser feito no processo de descarbonização e de redução da pegada ecológica”.

As candidaturas serão avaliadas pela PwC, por Comités Técnicos e por um Júri. Qualidade e inovação da oferta, satisfação do cliente, valorização dos produtos locais, tecnologia digital, estratégias de globalização e sustentabilidade são alguns dos critérios considerados para essa avaliação e eleição dos vencedores.

As candidaturas deverão ser efetuadas exclusivamente online, no site do Prémio Nacional de Agricultura. O processo de candidaturas decorre até 13 de janeiro de 2023. Os vencedores serão anunciados em abril de 2023.

O evento de lançamento, que contará com a presença da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, está agendado para o dia 14 de novembro, pelas 17h00, no Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa.

Liderança no apoio ao setor agrícola

A Agricultura é um dos setores prioritários eleitos pelo BPI. O dinamismo e a resiliência da agricultura portuguesa são o reflexo da aposta na promoção da inovação e competitividade, que permitem que o setor se afirme com uma presença forte e crescente em Portugal e no estrangeiro.

O BPI afirma-se como um parceiro para as empresas do setor da agricultura. É banco oficial da Ovibeja (desde 2012), da Feira Nacional de Agricultura (desde 2014) e patrocinador da Agroglobal e do Colóquio do Milho, feiras agrícolas realizadas em Portugal, reforçando assim a proximidade com os profissionais do setor. Organiza também o Prémio Nacional de Agricultura, já na sua 11ª edição, para distinguir os casos de sucesso nacionais da Agricultura, Agroindústria, Florestas e Pecuária.

É líder no financiamento de curto prazo ao setor agrícola, com uma quota de 65% no n.º total de adiantamentos de subsídios à exploração concedidos pelo IFAP e validados pela CAP (campanha de 2022, dados até 12 de outubro) e também 65% no crédito de campanha com apoio do IFAP às unidades produtivas dos setores da agricultura, silvicultura e pecuária (1º semestre de 2022).