FacebookRSS feed

Agrotec

Symington Family Estates tem boas perspetivas para esta vindima no Douro

Após uma sucessão de anos desafiantes no Douro, com vagas de calor prolongadas e baixas produções, estamos neste momento bem posicionados para uma das vindimas com maior qualidade dos últimos tempos. Enquanto uma grande parte do sul da Europa sofreu neste verão ondas de calor intensas, Portugal foi, de um modo geral, poupado. As temperaturas registadas em julho no país estiveram próximas do normal e, aliás, no Douro até um pouco abaixo da média. A região, bem como uma grande parte do país, beneficiou do anticiclone dos Açores que gerou ventos fortes do quadrante norte (a ‘Nortada’) ao longo do litoral, trazendo massas de ar mais frescas e condições de maior humidade.

De um modo geral, o ciclo da vinha este ano tem sido bastante favorável, com chuvas de inverno abundantes a repor as reservas de água nos solos, após um dos anos mais secos de sempre em 2022. Apesar de praticamente não ter chovido em julho e agosto, a conjugação de temperaturas moderadas com índices razoáveis de humidade nos solos (assegurados pelas chuvas do final da primavera), tem proporcionado bons níveis de acidez, maturações equilibradas e boa evolução fenólica.

Iniciámos a nossa vindima no Douro com uvas brancas (Viosinho) no dia 21 de agosto nas nossas vinhas em cotas mais elevadas no Cima Corgo. No final do mês, começámos a vindimar gradualmente uvas tintas (Sousão, Tinta Roriz e alguma Touriga Nacional) em parcelas selecionadas nalgumas das nossas propriedades no Douro Superior (vale da Vilariça). Demos agora início à vindima também nas nossas principais quintas, no seguimento da chuva providencial que caiu nos dias 2 e 3 de setembro e que contribuirá para a maturação final dos bagos e para a boa evolução da cor, taninos e aromas nos vinhos.

Com a previsão para as próximas semanas de setembro de temperaturas máximas que não deverão ultrapassar os 30°C, e noites frescas, temos a expetativa de produzir alguns vinhos de grande qualidade, em particular na sub-região do Cima Corgo.

Por: Charles Symington | Diretor de Produção | Symington Family Estates