FacebookRSS feed

Agrotec

Bioestimulantes orgânicos da Arvensis - O Ferttybio

O Ferttybyo é um bioestimulante natural formulado com microrganismos benéficos, que facilitam a libertação de nutrientes já presentes no solo, disponibilizando-os para a planta. A sua aplicação contínua ao solo provoca um aumento no desenvolvimento vegetativo da planta, favorecendo interações benéficas no ambiente rizosférico e no desenvolvimento radicular das culturas.

Ferttybio

O aumento da população e crescimento económico exigirá um incremento de 70% na produção de alimentos até 20501, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Por outro lado, a Comissão Europeia está a planear reduções significativas na utilização de fertilizantes como parte integrante da estratégia da UE para a Biodiversidade até 20302.

Um documento preliminar do plano, que foi formalmente finalizado e divulgado recentemente, revela a intenção da redução do uso de fertilizantes em, pelo menos, 20% até 2030. Assim, tendo em conta estes fatores, torna-se premente encontrar formas de aumentar o rendimento das culturas, sem esquecer, também, o efeito prejudicial que os fertilizantes químicos têm na contaminação do solo e dos aquíferos.

A investigação, desenvolvimento e inovação levaram a Arvensis a utilizar microrganismos para melhorar o aproveitamento dos recursos naturais do solo, permitindo uma nutrição correta das culturas, sem apresentar problemas de toxicidade.

Os microrganismos são capazes de aumentar a produtividade das culturas por meio de vários mecanismos que, em muitos casos, ocorrem simultaneamente, como a produção de hormonas vegetais; produção de sideróforos; solubilização de fósforo e silício; mobilização de potássio ou fixação de azoto atmosférico, entre outros.

Um outro ponto importante na nutrição sustentável dos solos prende-se com a necessidade de melhorar, de forma concertada, as suas condições físicas, químicas e biológicas, sendo que, a principal passa por promover um aumento da disponibilidade de nutrientes e, consequentemente, o aumento da fertilidade do solo.

Ensaio

Para verificar a eficácia do Ferttybyo, foram contratados os serviços do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), de Madrid, considerada a sétima instituição pública de pesquisa a nível mundial3. De seguida, são apresentados os resultados para olival (Tabela 1) e para tomate (Figura 1).

Tabela 1

Figura 1

Nas oliveiras tratadas com Ferttybyo, a produção média de azeitona por árvore aumentou 28% em comparação com as oliveiras testemunhas, de forma estatisticamente significativa. No peso médio de 100 frutos, observou-se um aumento de 6% nas árvores tratadas com Ferttybyo em relação à testemunha.O peso total da produção, correspondente a todas as linhas de oliveiras tratadas com Ferttybyo, foi 12% maior do que o de todas as linhas das testemunhas.

A produção média de tomate por planta (kg/planta) foi 20% maior nas parcelas tratadas com Ferttybyo, comparativamente com a testemunha.

Para mais informações, contactar odistribuidor  em Portugal – Fitolivos T. 917 549 909 E. fitolivos@gmail.com

Fitolivos

Arvensis