Beja acolhe seminário sobre carência de água

agua

A 17 de abril terá lugar no auditório da EDIA, em Beja, o Seminário Internacional “Gerir a Carência de Água: Uma oportunidade? “.

Com início marcado para as 9h30, o evento reúne um conjunto de oradores nacionais e internacionais, de reconhecido mérito e experiência, que realizarão um conjunto de apresentações estruturantes, com os seguintes objetivos temáticos fundamentais:

- refletir sobre os recursos hídricos, a sua afetação sustentável aos diversos usos e a gestão da escassez, tendo presente que o maior utilizador do recurso água é a agricultura;

- discutir metodologias de planeamento macro, previsão, prevenção, minimização e adaptação a situações de escassez, face a um quadro evolutivo de maior pressão sobre os recursos, de alguma diminuição e de maior irregularidade de escoamento e de maior incidência de eventos climáticos extremos;

- e, como se poderá garantir que os projetos de regadio já instalados, assim como os que se vão instalar, adotam as espécies, variedades, as tecnologias e as práticas que garantem a máxima eficiência no uso da água? Pode uma política nacional para o regadio contribuir neste sentido? Podemos aprender com exemplos de outras geografias?

De acordo com a EDIA, a iniciativa tem toda a pertinência tendo em conta que se assiste «cada vez mais à clara consciencialização do surgimento de novos cenários de alterações climáticas».

O seminário conta com tradução simultânea.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória aqui.  

Foto: Joel Santos