FacebookRSS feed

Agrotec

BASF amplia portfólio com variedades de alfaces mais resistentes

A BASF Nunhems realizou entre os dias 15 e 19 de fevereiro um novo evento Lettuce & Spinach Demo Field nas suas instalações em La Palma, Cartagena (Murcia) para mostrar as novas variedades e conceitos de diferentes tipos de alface e espinafre.

Demo field

Com rigorosas medidas de higiene e segurança, os gerentes técnicos e de vendas estiveram disponíveis para conduzir tours personalizados com os clientes, bem como realizar visitas virtuais e reuniões.

Uma vez mais, este ano a secção de sementes agrícolas da BASF organizou o seu Demo Field em torno de uma série de conceitos que atendem às necessidades atuais e futuras do consumidor. Estes conceitos estão agrupados em quatro secções principais: Sabor e Aparência, unindo prazer e sabor; Tecnologia, focada em soluções de eficiência de produção e incluindo um forte compromisso com a colheita mecânica; The Chef’s Lettuce, com variedades para uso na cozinha em sanduíches, hambúrgueres e snacks; e, por fim, Conveniência, com variedades fáceis de usar que promovem uma alimentação mais saudável.

A BASF está a introduzir novas variedades nos diferentes tipos de alface atendendo a um triplo objetivo: completar o ciclo de crescimento em Espanha, proporcionar maior resistência e oferecer variedades mais versáteis, explica Carlos del Espino, Lettuce Account Manager da BASF.

Theras* e VS15**, as novas variedades atualmente em desenvolvimento, são as novas Little Gems - as antigas para um ciclo outono-inverno e as últimas para a primavera. Ambas são resistentes ao míldio e afídeos e adequadas para dupla finalidade; por outras palavras, graças à sua fácil remoção de folhas, são ideais para venda. Com estas duas novas variedades, a BASF continua a completar uma gama que já ostenta Thicket* e Thespian, duas Little Gems extremamente versáteis que cobrem todo o ciclo de produção.

Na linha Mini Romaine a BASF está a lançar duas novas variedades: VS73**, em vermelho (atualmente em desenvolvimento) e NUN 06574*, em verde. A primeira é recomendada para o final do outono e inverno e a última tem um calendário de cultivo mais longo: final do outono, inverno e início da primavera.

Ambas se destacam pela excelente forma e cor, que no caso da variedade VS73** vermelha chega até às folhas mais profundas, além de ser resistente ao míldio e aos afídeos. Entretanto, a Winbee* é a variedade da BASF para cultivo no final do inverno e na primavera, destacando-se pela excelente tolerância à necrose marginal da alface.

Demo field

Alface Romaine para todos os mercados

A BASF continua comprometida com variedades como a Glamoral e a Sideral, ambas adaptadas para cultivo de alta densidade e cujo tamanho e peso as tornam ideais para o mercado de exportação. Este ano estão juntas pela NUN 06263*, uma alface romana para o outono crescendo num tamanho ligeiramente maior que, tal como os seus antecessores, também possui um excelente desempenho.

Para o mercado interno a nova variedade é Boratal*, “uma tradicional alface romana” para o cultivo de inverno que se destaca pela alta tolerância à necrose marginal da alface e ao espigamento.

Mais resistência e melhor forma

Estes são os objetivos que a BASF persegue com as suas alfaces Iceberg, empenhando-se constantemente na melhoria destes aspetos e na qualidade das novas variedades. Este ano, a empresa apresenta três novas opções para fechar o ciclo vegetativo: Goldiva (outono), Segobia* (inverno) e Recilia* (inverno e primavera). Todas possuem bom tamanho e boa formação, além de resistência ao míldio e afídeos.

No caso da Segobia*, apresenta um bom desempenho contra a doença do "big vein" (ou doença das "nervuras grossas"), enquanto a Recilia* se destaca pela versatilidade. «É uma variedade que pode ser cultivada em diferentes épocas do ano e em diferentes áreas de cultivo, e em todos os casos resulta num produto uniforme e de alta qualidade», explica Del Espino.

Atualmente a BASF tem diversos testes em andamento com o objetivo de continuar a oferecer ao mercado variedades que cobrem toda a temporada e atendem às três exigências da empresa para este tipo de produto: calibre, qualidade e resistência.

Demo field

Novos desafios na linha de espinafre

A BASF possui um amplo portfólio de variedades de espinafre com o qual pretende cobrir todo o ciclo de cultivo. Variedades notáveis incluem Hydrus (para verão), Dracus e Alcor (outono-primavera) e Regor* e Nembus* (inverno). Todas são variedades de alto desempenho e boa cor, além de serem resistentes a todas as estirpes de míldio (1-17).

Apesar de ter concluído o ciclo de cultivo, a BASF continua a trabalhar no desenvolvimento de novas variedades que atendam às exigências de toda a cadeia de valor. Atualmente, a degradação dos solos juntamente com as novas restrições fitossanitárias impostas pela União Europeia (UE) têm proporcionado o terreno fértil para a proliferação de problemas de amortecimento, que normalmente são causados pelo Fusarium entre outras doenças no espinafre e podem causar sérios danos, em alguns casos afetando 70% da colheita.

No seu compromisso constante com o setor, a BASF não só reforçou o serviço de assessoria aos produtores, como também tem redobrado esforços para fornecer variedades tolerantes a este fungo de solo patogénico. «Estamos a realizar testes com novas variedades e gestão ideal do solo», diz Del Espino, acrescentando que a empresa está de olho no aumento da incidência de Pythium em vegetais de folhas.

Finalmente, a divisão de sementes agrícolas da BASF anunciou a adição de canónigos ao seu catálogo, uma variedade cada vez mais popular na qual a empresa já ocupa uma posição de liderança no mercado europeu. Até 2020, estas variedades eram comercializadas pela Hild, subsidiária alemã da empresa na altura.

* APC reconhecido e em processo de aplicação para inclusão no Catálogo Comum de Variedades Vegetais da CE.

** Variedade em desenvolvimento.