FacebookRSS feed

Agrotec

Autoridades Regulamentares aprovam BOVILIS® Intranasal RSP® para imunização ativa de vitelos a partir do dia do nascimento

A MSD Animal Health, uma divisão da Merck & Co., Inc., Rahway, N.J., USA (NYSE:MRK), anunciou ontem, dia 28 de setembro, na União Europeia (UE), que foi garantida uma indicação adicional para vitelos recém-nascidos na vacina viva BOVILIS® Intranasal RSP®. A vacina viva intranasal pode, agora, ser usada em animais recém-nascidos para a imunização ativa contra as Doenças Respiratórias Bovinas (DRB) em Portugal. Seguindo o procedimento de aprovação descentralizado, todos os países da UE com licença de BOVILIS Intranasal RSP vão atualizar os seus registos nacionais.

A BOVILIS Intranasal RSP Live é a única vacina contra DRB que pode ser administrada a partir do dia do nascimento. Permite aos médicos veterinários a administração segura e eficaz para proteção contra o Vírus Sincicial Respiratório Bovino (BRSV) e o Vírus Parainfluenza-3 (PI3) numa única vacina intranasal. O início da imunidade para o Vírus Sincicial Respiratório Bovino (BRSV) começa seis dias após a sua administração em vitelos recém-nascidos e cinco dias após a sua administração em vitelos com uma semana de vida. O início da imunidade para o Vírus Parainfluenza-3 (PI3) surge uma semana após a sua administração em vitelos.

 

Início de imunidade

 

 

 

 

BRSV

 

 

 

6 dias (para vitelos vacinados        a partir do dia do nascimento)

5 dias (para vitelos vacinados a partir de 1 semana de idade)

    PI3

1 semana


Duração de imunidade

 


12 semanas

“A Doença Respiratória Bovina é uma ameaça significativa à saúde e bem-estar dos vitelos, que pode causar pneumonia e lesão pulmonar permanente. Sendo uma das “principais” causas de morbilidade nas explorações de todo o mundo, resulta numa perda económica significativa das indústrias de leite e carne” segundo Geert Vertenten, Diretor Técnico Global para Biológicos de Ruminantes, MSD Animal Health. “Ao contrário de outros métodos vacinais, a vacinação intranasal ainda é mais efetiva na presença de anticorpos maternos encontrados no colostro – que o vitelo ingere da sua mãe durante os seus primeiros dias de vida –, permitindo que seja eficiente quando administrado num animal recém-nascido. A BOVILIS Intranasal RSP Live é a única vacina que pode ser administrada no primeiro dia de vida e que concede aos vitelos a primeira proteção contra DRB.”