FacebookRSS feed

Agrotec

As oportunidades e a inovação nas II Jornadas de Engenharia Agronómica da FCUP

O evento, promovido pela IAAS Porto (International Association of Students in Agricultural and Related Sciences - Porto Committee) e pela FCUP (Faculdade de Ciências da Universidade do Porto) aconteceu no passado dia 13 de dezembro, no Auditório do Campus do Vairão, e reuniu antigos e atuais estudantes num ambiente de partilha dinâmico.

O certame, organizado em parceria com a Direção do Mestrado em Engenharia Agronómica e com o GreenUPorto  – Centro de Investigação em Produção Agroalimentar Sustentável, tinham como público alvo os estudantes, investigadores e profissionais na área das Ciências Agrárias e áreas afim.

O programa incluiu palestras de oradores de referência na área e apresentação de uma seleção de trabalhos desenvolvidos no âmbito do Mestrado em Engenharia Agronómica da FCUP, concluídos entre 2017 e 2018. 

Na sessão de abertura, o Prof. Doutor Joaquim Silva, da FCUP, realçou a «importância crescente da engenharia agronômica», abordando o Green Deal, da Comissão Europeia, e afirmando que este «vai afetar-nos particularmente nos próximos meses», surgindo também como uma oportunidade para os estudantes conseguirem apoios para os seus projetos futuros. «A Agricultura tem um papel importante para as alterações climáticas» e daí poderão surgir as mais diversas oportunidades.

A Prof. Doutora Susana Carvalho, uma das organizadoras e moderadoras do evento, afirma que o evento pretende apoiar o «processo dinâmico de aprendizagem. Queremos que os alumni’s tenham uma ligação à faculdade onde fizeram o seu curso e que levem o nome da faculdade longe. É necessário criar essas pontes de colaboração. O programa está dividido em quatro sessões, onde todas começam com um orador externo, e depois são seguidas de apresentações de alunos de mestrado que terminaram nos últimos dois anos». A partilha de vivências e experiências profissionais foi um dos motes do evento. «A engenharia agronômica nesta casa existe há 25 anos daí esta ser uma sessão especial».

Leandro Rodrigues, representante dos estudantes, afirmou que «o principal objetivo destas jornadas é que os colegas que já terminaram o mestrado não se sintam abandonados, que a faculdade e os colegas estão aqui para eles».

O futuro da Engenharia Agronómica 

À sessão de abertura seguiu-se a partilha de experiências por parte de antigos alunos, nomeadamente Mafalda Pereira (PhD PDCA), Pedro Miranda (ISQ), Rosa Moreira (A Cientista Agrícola) e Miguel Ribeiro (Kiwi 1000). O Eng. José Martino, da Espaço Visual, foi o orador convidado do primeiro painel, onde o foco era transmitir conselhos aos futuros trabalhadores da área. Em seguida, o Prof. Doutor Luís Cunha apresentou uma sessão sobre os 25 Anos de Engenharia Agronómica na FCUP, que ficou marcada pelo entusiasmo e exposição do potencial para o futuro próximo.

A segunda sessão foi moderada pelo Doutor Bernardo Madeira, diretor da revista Agrotec, e contou com uma apresentação do Eng. João Castro Pinto, da ADP Fertilizantes. Durante uma apresentação marcada pelo dinamismo, este apresentou duas das maiores forças da marca, o NERGETIC DYNAMIC S+  e o PLUSMASTER. Na mesma sessão, Cátia Mota apresentou o seu trabalho "Avaliação do potencial de utilização de microalgas como alimento alternativo na alimentação de animais de produção" e  Rosa Moreira  apresentou a sua tese de mestrado "Avaliação da produção e utilização da soja nas condições de produção da região de Entre Douro e Minho".

O terceiro painel do dia focou-se na Agricultura Digital e no caminho para a sustentabilidade produtiva, tendo sido iniciada por uma sessão realizada pela Eng. Sara Gonçalves, da Trigger Systems. A engenheira apresentou diversas soluções inovadores, o que deixou os presentes entusiasmados, tendo sido uma das apresentações mais aplaudidas do evento. Em seguida, Mafalda Pereira apresentou o seu trabalho "Phenological forecasting models and pollen quality of Vitis vinifera L."  e Inês Cabral  seguiu-lhe os passos, apresentando o projeto "Influência de diferentes dotações de rega sobre o rendimento e qualidade na casta Touriga Franca na região do Douro". Este painel contou com a moderação do Prof. Doutor Mário Cunha.

O último painel focou-se nos desafios e oportunidades para as Organizações de Produtores e foi moderado pelo Prof. Doutor Albano Beja, tendo contado com a apresentação do convidado Eng. Hugo Botelho, da Bfruit.  Luísa Silva  apresentou o seu estudo sobre a "Agricultura familiar na região Entre Douro e Minho – contribuição para uma melhor caracterização e implementação da metodologia Lean na produção de alface" e Vítor Pinto falou sobre a "Avaliação do potencial do ácido salicílico e do metil jasmonato contra o cancro bacteriano do kiwi causado pela Pseudomonas syringae pv. actinidiae (Psa)". 

O evento foi marcado pela confratenização, dinamismo e inovação. Este ano, o número total de participantes a atender à iniciativa rondou os 80.