FacebookRSS feed

Agrotec

Campanha da cereja deverá ser uma das mais produtivas das últimas 3 décadas

Na cereja, as condições de desenvolvimento nas principais regiões produtoras foram distintas e, consequentemente, a produtividade esperada difere entre elas. Globalmente, a produtividade deverá rondar as 3,9 toneladas por hectare, valor que deverá posicionar esta campanha como uma das mais produtivas das últimas três décadas.

No Ribadouro, os pomares apresentam um bom aspeto vegetativo e a maioria das variedades encontra-se na fase fenológica de fim de floração/vingamento dos frutos. Pelo facto destas fases terem decorrido sem precipitação, as primeiras observações apontam para uma carga de frutos vingados superior à campanha anterior e um consequente aumento de produtividade (+10%).

Já na Cova da Beira, as condições meteorológicas de abril, principalmente as baixas temperaturas noturnas e geadas tardias, provocaram a queda de frutos e um atraso no desenvolvimento vegetativo, estimando-se o início da apanha das variedades precoces para meados do mês de maio (com cerca de quinze dias de atraso face ao habitual). Nesta região as previsões apontam para rendimentos inferiores à campanha anterior (-25%).

Fonte: INE