FacebookRSS feed

Agrotec

Anuário agrícola de Alqueva 2016 disponível online

O Anuário Agrícola de Alqueva de 2016, publicação que a EDIA edita pelo segundo ano consecutivo, já está disponível online aqui.

alqueva

A publicação deste Anuário tem como principal objetivo permitir o acesso dos agricultores à informação técnico-económica sobre as culturas praticadas na área de influência de Alqueva.

Nas cerca de 170 páginas, está sistematizada a informação das várias culturas, a sua rentabilidade económica, bem como a análise às tendências variáveis de mercados nacionais e internacionais.

A elaboração deste Anuário resulta da recolha de informação sobre culturas junto de especialistas, de produtores da região, informação de documentos, artigos e bibliografia publicada e disponibilizada pelas várias entidades do setor.

Um dos instrumentos utilizados na elaboração do Anuário é o SISAP, Sistema de Apoio à Determinação da Aptidão Cultural dos Solos, uma aplicação desenvolvida pela EDIA e pelo Instituto Superior de Agronomia, a qual permite aferir a viabilidade técnica, económica e ambiental de uma determinada cultura na parcela escolhida pelo agricultor, ou, numa forma mais lata, aplicando essa pesquisa a toda a área servida pelo Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva.

Este trabalho é objeto de atualizações anuais por forma a incorporar as alterações que se vierem a verificar.

Recorde-se que o Projeto de Alqueva completou em 2016 a instalação dos 120 mil hectares de regadios previstos, encontrando-se toda a área disponível para a campanha de rega de 2017.

Simultaneamente a EDIA está a desenvolver os projetos para a instalação de mais 47 mil hectares, correspondentes à ampliação do Projeto nas áreas limítrofes, aguardando-se a decisão de financiamento do Banco Europeu de Investimento ao abrigo do plano Junkers.