FacebookRSS feed

Agrotec

ANAPO assinala 25º aniversário do Dia Mundial do Ovo

 O Dia Mundial do Ovo comemora-se no próximo dia 8 de outubro homenageando o ovo, um alimento altamente nutritivo e versátil e destacando a vasta gama de benefícios para pessoas de todas as idades.

O evento global, celebrado desde 1996 na segunda sexta-feira de outubro de cada ano, pretende homenagear a contribuição única dos ovos no apoio a pessoas no mundo inteiro.

Devido à sua vasta gama de nutrientes, os ovos são um ingrediente saudável, nutritivo e acessível, que pode ser integrado na dieta de pessoas em todas as fases da vida, incluindo bebés, crianças e adolescentes em crescimento, mulheres grávidas e lactantes ou idosos, especialmente os que se encontram em situações de vulnerabilidade nutricional.

 Os benefícios dos ovos para a saúde são vastos: contêm 13 nutrientes essenciais, incluindo a colina, que apoia o desenvolvimento do cérebro fetal, a vitamina B12 e o ferro, importantes para o crescimento infantil e para a função cerebral geral ou o iodo, que auxilia o funcionamento saudável do sistema nervoso e mantém a pele saudável.

Além do seu elevado valor nutricional, os ovos estão classificados pelo Instituto de Recursos Mundiais como uma fonte de proteína de baixo impacto ambiental sendo, por isso, uma opção alimentar sustentável.

25º aniversário do Dia Mundial do Ovo

Para marcar o 25º aniversário do Dia Mundial do Ovo, a ANAPO – Associação Portuguesa de Avicultores Produtores de Ovos vai desenvolver uma ação junto das escolas do ensino pré-escolar e do 1º ciclo de todo o país.

No âmbito da iniciativa serão oferecidas ferramentas lúdico-didáticas sobre o ovo, para que os professores possam transmitir aos seus alunos informação atual e divertida sobre o alimento mais completo da Natureza.

Até ao dia 8 de outubro, as comemorações passam também pela página de facebook da ANAPO com informação importante sobre os Ovos.