FacebookRSS feed

Agrotec

Ambição Agro 2020-30: Por uma agricultura mais sustentável, mais inovadora e mais exportadora

Perante o conjunto de decisões tomadas a nível europeu no sentido de permitir aos países da União a recuperação da actividade económica, a CAP, enquanto parceiro social e em representação dos Agricultores de Portugal, apresenta um conjunto de propostas que, a serem enquadradas nas decisões políticas que o governo se prepara para anunciar, permitirão a montagem de uma estratégia de desenvolvimento do sector agro-florestal e um impulso para a coesão e progresso social.

A CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal apresentou, no Centro Cultural de Belém, o documento estratégico “Ambição Agro 2020-30”, que representa o contributo dos Agricultores nacionais para o Plano de Recuperação e Resiliência que o Governo terá de apresentar em Bruxelas até ao próximo dia 15 de outubro. Com os olhos postos no futuro e enquadrando o conjunto de decisões tomadas a nível europeu para relançar a atividade económica, durante a próxima década, a CAP elaborou um conjunto de propostas que visam desenvolver o sector agroflorestal e impulsionar a coesão social. Por um setor agrícola mais sustentável, mais inovador e mais exportador.

Esta cerimónia, que pelas atuais circunstâncias juntou um número mais restrito de convidados e foi transmitida em formato webinar, contou com a presença física do Presidente da República, que fez o discurso de encerramento. Presentes estiveram também governantes e representantes de vários ministérios: da Economia e Transição Digital ao Planeamento; da Coesão Territorial ao Ambiente, da Agricultura à pasta da Internacionalização. Um facto pelo qual a CAP muito se congratula, uma vez que deixa bem vincado o papel da Agricultura portuguesa como motor da economia nacional e como eixo fundamental da estratégia de recuperação económica que o País terá de encetar na próxima década.

Como explicitou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na sua intervenção: «A CAP soube protagonizar uma mudança na agricultura portuguesa, fazendo dela um setor de futuro. A agricultura não para e a agricultura não parou, isso foi evidente no decurso desta pandemia e eu, como Presidente da República, estou grato por isso e não esqueço esse papel». Esta Ambição Agro 2020-30 toca em todos os aspetos relevantes para a agricultura, que é seguramente uma das áreas de atividade económica da maior importância para Portugal, afirmou.

O documento estratégico, já disponível para consulta, contou com a contribuição de um painel alargado de especialistas, que delinearam ações estratégicas para áreas de atuação vitais como as Energias Renováveis; a Tecnologia e Digitalização; a Gestão da Água, do Solo e Combate à Desertificação; a Floresta e Sustentabilidade do Território; e o Desenvolvimento Industrial e Agroalimentar; entre outros.