FacebookRSS feed

Agrotec

Alterações fiscais podem acabar com a produção local, segundo os agricultores de Coimbra

coimbraAssociação distrital entregou um documento dirigido à ministra das Finanças, contestando as alterações que obrigam os agricultores comerciais a declarar início de actividade.

A Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra (ADACO) foi nesta segunda-feira contestar, ao director distrital de Finanças, as alterações fiscais previstas para 31 de Janeiro, que podem levar a que “milhares de pequenos agricultores deixem de produzir”.

A ADACO entregou, esta tarde, um documento dirigido à ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, contestando as novas obrigações fiscais, que prevêem que todos os agricultores façam a sua declaração de início de actividade às Finanças.

O coordenador da ADACO, Isménio Oliveira, explicou que, caso entrem em vigor as alterações fiscais, a agricultura familiar e pequenos agricultores podem deixar de produzir, não se justificando a alteração “das regras, porque estes pequenos agricultores já vendem o produto quase ao preço de custo”. Um agricultor “que vende uma alface por 40 cêntimos terá que passar à mesma uma factura, que custa 53 cêntimos”, exemplificou o responsável da associação.

Ler mais aqui.