FacebookRSS feed

Agrotec

Alterações Climáticas: Cientistas e Agricultores com visões distintas

mundo_maos1452dad4_400x225As alterações climáticas e as suas possíveis causas são vistas de diferentes perspetivas por agricultores e cientistas, segundo um estudo apresentado pelas Universidades de Purdue e do Iowa (EUA). Mais de 90% dos cientistas e climatologistas inquiridos acham que as alterações climáticas estão a ocorrer, sendo que mais de 50% destes atribuem o facto principalmente às atividades humanas.

Por outro lado, 66% dos produtores de milho inquiridos afirmaram acreditar que se estava a produzir as alterações climáticas e apenas 8% consideravam que as atividades humanas seriam a causa principal. Cerca de 25% dos produtores acreditam que as alterações climáticas se devem às mudanças naturais no meio ambiente, e 31% disseram que não existem provas suficientes para determinar se as alterações climáticas estariam ou não a acontecer.

No estudo inquiriram-se 6.795 pessoas no setor agrícola no período 2011-2012 para determinar a sua opinião sobre as alterações climáticas e se a variação no clima é provocada pelas atividades humanas, causas naturais ou uma combinação equivalente de ambas. Os resultados do estudo colocam em evidência a divisão de opiniões entre os cientistas e os agricultores sobre as alterações climáticas e o desafio que supõe a comunicação de dados sobre o clima.

Atualmente, segundo o mesmo estudo, a agricultura representa entre 10-12% das emissões totais de gases de efeito de estufa de origem humana a nível mundial.

Ler aqui.