FacebookRSS feed

Agrotec

Alltech ONE Virtual Experience revela conclusões de dois inquéritos internacionais do setor agroalimentar

O décimo Inquérito Global de Alimentação Animal da Alltech estima que em 2020 a produção mundial de rações aumentou 1%, para um total de 1 187,7 milhões de toneladas métricas. O Inquérito Mulheres na Alimentação e Agricultura revela progressos rumo à igualdade de género, mas aponta áreas onde é preciso fazer mais.

Alltech

A sessão de Janeiro da Alltech ONE Virtual Experience decorreu no passado dia 26 com o Agri-Food Outlook 2021 onde foram divulgadas as conclusões de dois importantes inquéritos internacionais do setor agroalimentar. A apresentação, que está disponível sob registo, revela os resultados da 10ª edição anual do  Alltech Global Feed Survey  e da 2ª edição anual do Women in Food & Agriculture Survey. Durante a sessão virtual, o Dr. Mark Lyons, presidente e CEO da Alltech, conversou com especialistas mundiais do setor, analisando os números e as tendências que vão transformar o futuro do setor agroalimentar.

Os debates centram-se em cinco tendências emergentes e contaram com os seguintes oradores:

  • Recuperação na China: Jonathan Forrest Wilson, presidente da Alltech Asia, e Winnie Wei Jia, diretora de costumer experience na Alltech China.

  • Redesenhar a cadeia de abastecimento: Eric Glenn, diretor da cadeia de abastecimento e compras globais na Alltech; e Kathryn Britton, diretora sénior de operações na IMI Global, Where Food Comes From, Inc.

  • O inexorável auge do comércio eletrónico - Anand Ramakrishnan Iyer, diretor de marketing digital na Alltech.

  • Consumidores conscientes da saúde: Nikki Putnam Badding, directora de Acutia and Human Nutrition Initiatives na Alltech.

  • Inovação através da empatia e da inclusão - Bianca Martins, Diretora Geral na Alltech México.

“Este tem sido um tempo excecional para o setor agroalimentar”, disse o Dr. Mark Lyons, presidente e diretor executivo da Alltech. “A agricultura manteve-se firme perante a adversidade e a cadeia global de abastecimento de alimentos continuou a dar resposta a uma das necessidades mais básicas da sobrevivência humana. Os dados e as conclusões que recolhemos refletem os desafios, os sucessos e as extraordinárias oportunidades que se perfilam enquanto definimos o caminho do futuro”.

Inquérito Global de Alimentação Animal da Alltech 2021

Atualmente na sua 10ª edição, o Inquérito Global de Alimentação Animal da Alltech é um inestimável barómetro do estado da produção de alimentos para animais. Contando com 10 anos de recolha e análise de dados, constitui o estudo completo do seu género sobre a produção de alimentos compostos e sobre os preços da indústria.

O Inquérito Global de Alimentação Animal da Alltech 2021 estima que a produção mundial de alimentos compostos para animais aumentou 1% para um total de 1.187,7 milhões de toneladas métricas (Mt) em 2020. A China registou uma subida de 5% e consolidou a sua posição como líder mundial, com 240 milhões de toneladas métricas. No top 10 estão ainda os EUA (215,9 Mt, +1%), Brasil (77,6 Mt, +10%), Índia (39,3 Mt, -5%), México (37.9 Mt, +4%), Espanha (34.8 Mt, 0%), Rússia (31.3 Mt, +3%), Japão (25,2 Mt, 0%), Alemanha (24,9 Mt, 0%) e Argentina (22,5 Mt, +7%). No conjunto, estes países representam 63% da produção mundial de alimentos compostos para animais e podem ser considerados como indicador das tendências dominantes na agricultura.

Os dados do inquérito, recolhidos em mais de 140 países e mais de 28.000 fábricas de rações, indicam a seguinte produção de alimentos compostos por espécie animal: frangos 28%; suínos 24%; galinhas poedeiras 14%; bovinos de leite 11%; bovinos de carne 10%; outras espécies 7%; aquacultura 4% e animais de companhia 2%. Em 2020, o aumento da produção global de rações resultou de crescimento nos subsetores das rações para frangos, suínos, aquacultura e animais de companhia.

Indo além dos números, numa visão holística do estado da indústria, o inquérito também inclui questões qualitativas que revelam tendências tais como a COVID-19, a sustentabilidade e a redução do uso de antibióticos.

O Inquérito Mulheres da Alimentação e Agricultura

A Alltech considera que a inclusão cultiva a criatividade e estimula a inovação. A igualdade de género não é apenas um direito humano fundamental – é também crucial para o progresso da sociedade e do setor agroalimentar a nível mundial. Para recolher informação sobre a realidade profissional das mulheres que trabalham no setor agroalimentar e agrícola, a Alltech juntou-se à segunda edição anual do Inquérito Mulheres na Alimentação e Agricultura, em aliança com a AgriBrief e a Conferência WFA. O inquérito, realizado em Outubro, teve por objetivo recolher testemunhos que ajudem o setor agroalimentar a criar um ambiente de trabalho mais equitativo.

Para que uma mudança significativa seja possível, o diálogo em si mesmo deve ser inclusivo e, por isso, este inquérito recolheu testemunhos de homens e mulheres. Mais de 3.200 pessoas de mais de 80 países responderam, incluindo todos os setores da agricultura, fazendo um retrato da situação atual nos locais de trabalho, das barreiras que as mulheres encontram e da visão para o futuro. O ano 2020 trouxe-nos desafios inimagináveis e as questões relacionadas com a COVID-19 revelaram o seu impacto específico sobre a força de trabalho.

Neste inquérito, mais de um quarto das mulheres inquiridas (26%) responderam que são as principais cuidadoras dos filhos ou de pais idosos, tarefas que têm de conciliar com o teletrabalho. Cerca de 21% das mulheres inquiridas que trabalham no setor agroalimentar expressaram preocupação de que o teletrabalho possa vir a ter um efeito negativo nas suas carreiras. Por outro lado, 13% dos homens inquiridos expressaram a mesma preocupação com as suas próprias carreiras.

A maioria (62%) dos inquiridos concorda que o setor está a tornar-se mais  inclusivo, pelo que há razões para sermos otimistas.