FacebookRSS feed

Agrotec

Alltech desenvolve tecnologias para reduzir pegada ecológica das vacas leiteiras

A Alltech anunciou que está a desenvolver, em parceria com a empresa holandesa Ingenieursbureau Heemskerk, especialista em nutrição de bovinos de leite, uma nova tecnologia que otimiza a forma como as vacas digerem e absorvem as proteínas contidas nas rações, contribuindo desta forma para a reduzir as emissões de amoníaco, um dos gases com efeito de estufa gerado pelos ruminantes.

Esta parceria surge no seguimento da medida aprovada pelo Parlamento Europeu, em novembro, onde declarou “a emergência climática e ambiental” na Europa, pedindo que União Europeia adote medidas para reduzir em 55% as emissões de gases com efeito de estufa até 2050.

«Precisamos de garantir que aproveitamos ao máximo a proteína contida nas rações dos animais, usando novas tecnologias para reduzir as emissões de amoníaco geradas pela agricultura. Produzir mais alimentos e de melhor qualidade, reduzindo o desperdício, faz parte da visão da Alltech para um Planeta de Abundância», explicou Robbie Walker, responsável de desenvolvimento de negócios da Alltech.

«Com o nosso parceiro Heemskerk estamos a desenvolver uma solução que ajudará os agricultores, na Holanda e na Europa, a contribuir realmente para a resolução de alguns dos impactos ambientais gerados pela agricultura, adotando novas práticas sustentáveis na produção de leite», acrescentou.

As duas empresas estão também a trabalhar numa outra solução para eliminar o amoníaco acumulado nas instalações de armazenamento do estrume gerado pelas vacas. A combinação desta solução com a tecnologia destinada às rações poderá reduzir as emissões de amoníaco (NH3) em 38 000 toneladas/ano.

O setor agrícola na Holanda está a ser fortemente pressionado para reduzir as emissões de azoto (N2). Na sequência de uma recomendação do Conselho de Estado, o Governo holandês está a pôr em prática uma estratégia para reduzir as emissões de azoto, incluindo os seus compostos reativos como o óxido nitroso (N2O) e o amoníaco (NH3), emitidos pelas vacas e pelo estrume.