FacebookRSS feed

Agrotec

Agrival recebe seminário sobre a PAC Pós 2020 promovido pela CONFRAGI

A Agrival - Feira Agrícola do Vale do Sousa, que assinala 40 anos em 2019, inicia-se hoje, dia 23 de agosto, e termina no próximo dia 1 de setembro. A CONFRAGI aproveita o momento para apresentar o seminário anual sobre a Política Agrícola Comum.  

Texto: Sofia Monteio Cardoso

Com mais de 300 expositores, a Agrival trata-se de um certame que anualmente traz milhares de visitantes a Penafiel, e é uma referência nacional que destaca o melhor do concelho e da região do Vale do Sousa.

Marcam presença diversos expositores de diferentes áreas da atividade económica, como produção agrícola, gado, maquinaria, agroindústria, setor automóvel, imobiliária, gastronomia, artesanato, serviços, novas tecnologias, entre outras. 

No âmbito da Agrival, a CONFAGRI promove o seminário “A Política Agrícola Comum pós 2020: Ponto de situação e as Implicações para a Região Norte”. A discussão realiza-se de forma anual, sempre na edição da feira agrícola.

“Este seminário tem como principal objetivo fazer um diagnóstico dos impactos da Política Agrícola Comum (PAC) na Região Norte após 2020 e analisar, nesse contexto, os desafios e as oportunidades para a atividade agrícola no Vale do Sousa”, afirma o Presidente da CONFAGRI, o Comendador Manuel dos Santos Gomes.

O objetivo da CONFAGRI passa assim por “sensibilizar os agricultores desta região para a importância do Cooperativismo e das vantagens do trabalho conjunto que há a desenvolver no quadro da PAC, tendo em vista aumentar a capacidade de resposta e melhorar a competitividade do sector”.

O seminário tem lugar dia 26 de agosto e contará com a presença de personalidades como o Dr. Luís Capoulas Santos, ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, o Dr. Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, e o Presidente da CONFAGRI, anteriormente citado.

A Dr.ª Susana Oliveira, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, o Eng.º Vitorino Ferreira, Presidente da Cooperativa Agrícola de Penafiel, e o Sr. José Capela, Presidente da AGROS também irão apresentar os seus pontos de vista durante o seminário.

A entrada no seminário é livre, mediante inscrição para helenabranquinho@confagri.pt