FacebookRSS feed

Agrotec

AECOA, AEF e INESC TEC parceiros em projeto para os Sistemas Avançados de Produção ‘SAP 4.0’ lançado no ISVOUGA quinta-feira

Após lançamento digital pela AECOA, chega a vez da AEF apresentar o ‘SAP 4.0’ presencialmente, no auditório do ISVOUGA. É já quinta-feira, 10 de fevereiro, a partir das 17h45, que se vão conhecer mais detalhes deste projeto que caraterizará e desenhará o roadmap estratégico para os Sistemas Avançados de Produção, graças ao contributo especial do INESC TEC. 

Printscreen da primeira sessão de emersão do projeto SAP 4.0

“Este projeto está perfeitamente alinhado com as mais emergentes necessidades de modernização tecnológica que a indústria portuguesa enfrenta atualmente”, começou por sublinhar Diamantino Lopes, dinamizador da primeira sessão de emersão do projeto Caraterização AS-IS e Desenho de Roadmap Estratégico para os Sistemas Avançados de Produção (‘SAP 4.0’), que decorreu online no passado dia 25 de janeiro. E foi mais longe, ao assumir que “a Europa descurou, nas duas ou três últimas décadas, a importância estratégica da indústria transformadora, perdendo competitividade para as economias emergentes, localizadas sobretudo no continente asiático”.

Este especialista em Inovação e Empreendedorismo chamou, assim, a atenção para “a situação de forte dependência” que vivemos face aos países asiáticos, com a China assumir “uma posição dominante, constituindo-se como a ‘fábrica do planeta’”. Neste contexto, defendeu como “urgente” alterar este paradigma e tornar a indústria europeia “verdadeiramente competitiva”. Para isso “é necessário apostar em sistemas produtivos tecnologicamente avançados”, sendo o projeto ‘SAP 4.0’ um “excelente contributo”, pois “está perfeitamente alinhado com esse objetivo”.

De acordo com Diamantino Lopes, o projeto possibilitará “caraterizar o tecido industrial do Entre Douro e Vouga [EDV], em termos da indústria transformadora, avaliar o seu nível de maturidade digital e definir um plano estratégico para conduzir as empresas da região a outro patamar tecnológico e a outro nível de competitividade internacional”. Esta, afinal, a ideia deixada também por António Pinto Moreira, diretor executivo da Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA), a quem coube a apresentação propriamente dita do ‘SAP 4.0’, projeto que esta entidade está a liderar, numa copromoção com a associação sua congénere de Santa Maria da Feira (AEF) e que tem como parceiro tecnológico o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC).

‘SAP 4.0’: O que pretende e como se vai processar?

A intervenção de Rui Rebelo, consultor sénior e líder da equipa do INESC TEC que está a trabalhar no projeto, acabou por responder de forma clara a estas e outras questões. O projeto copromovido pela AECOA e pela AEF pretende “avaliar a maturidade i4.0” das empresas do EDV, nomeadamente ao nível dos “processos de negócio, dos recursos e tecnologias, dos sistemas de informação, da cultura e das pessoas, e da organização, estratégia e liderança”.

Para uma melhor “perceção da realidade industrial”, estão já a decorrer visitas “a empresas representativas dos Sistemas Avançados de Produção da região” ao que seguir-se-á, para “uma análise mais abrangente”, um “questionário de autodiagnóstico, que permitirá às empresas responder e quantificar o seu nível de maturidade, contribuindo para o desenvolvimento de um roteiro tecnológico adequado às suas necessidades efetivas”. É nesta fase que se espera a adesão por parte do tecido empresarial da área geográfica de abrangência e que legitimará a “consolidação e validação de dados, e a análise segmentada por setor económico e natureza de processos industriais” pelos especialistas do INESC TEC.

Com estes dados lançados, o ‘SAP 4.0’ proporcionará, então, “o desenvolvimento de competências digitais para a indústria 4.0”, nomeadamente com a experimentação, formação e capacitação dos setores industriais e dos recursos humanos, recorrendo ao laboratório de inovação desse Instituto. Neste sentido e no âmbito do projeto, realizar-se-á uma série de iniciativas laboratoriais, como workshops e masterclasses de sistemas avançados de produção, de economia circular, de transformação digital, de sistemas inteligentes e flexíveis de produção, de ferramentas de apoio à tomada de decisão, de arquiteturas de sistemas empresariais na i4.0, promovendo-se, deste modo, “redes colaborativas” e “simbioses industriais” para dar resposta a desafios de sustentabilidade e resiliência empresarial.

Recorde-se que o projeto ‘SAP 4.0’ agrega em fileira os setores de fabricação de produtos metálicos (CAE 259); de máquinas diversas (CAE 289); e de equipamentos e acessórios para a indústria automóvel (CAE 293). Estes e todos os setores industriais ficam, desde já, convidados a participar em todas estas ações, começando já por partilhar as suas ideias e experiências na próxima quinta-feira, 10 de fevereiro, no auditório do ISVOUGA em Santa Maria da Feira.

Inscreva-se, digitando no seu browser Apresentação do Projeto – AEFeira – SAP 4.0 (aecoa.pt). Se preferir pode enviar um email para geral@aefeira.pt ou ligar para 256 374 983.

O projeto ‘Caraterização AS-IS e desenho de roadmap estratégico no âmbito dos Sistemas Avançados de Produção (SAP)’ é financiado pelo ‘Portugal 2020’, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, no montante de 411.022,67 euros, dos quais 349.369,27 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).