FacebookRSS feed

Agrotec

ACOS solidária com agricultores dos concelhos devastados pelos incêndios

A Associação de Agricultores do Sul (ACOS), está a participar na ação de solidariedade para com os agricultores dos concelhos onde ocorreram recentemente grandes incêndios, designadamente Murça, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar. 

Os agricultores que se disponibilizarem para ajudar os seus pares que foram vítimas dos incêndios podem contribuir com a entrega de palha, feno e concentrados para alimentação animal. A exemplo do que já aconteceu em outras ações de solidariedade, a ACOS reúne em Beja os contributos dos seus associados e de outros agricultores que se queiram associar à campanha organizando, logo que tenha carga suficiente, o envio dos donativos para os respetivos concelhos. Os agricultores que pretendam contribuir deverão entrar em contacto com a ACOS para agendamento das entregas.

De destacar que esta campanha de solidariedade com os agricultores assolados pelos incêndios foi despoletada pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP). De acordo com esta estrutura de representação do setor agrícola “o incêndio que assolou os concelhos de Valpaços, Vila Pouca de Aguiar e principalmente o concelho de Murça, onde ardeu, até ao momento, mais de metade da sua área territorial e destruiu à sua passagem áreas de floresta, castanheiros, olival, vinha, apiários e, principalmente, as áreas de pastagem, as instalações agrícolas e as reservas alimentares existentes. Para além de outros problemas, urge responder com rapidez e eficácia aos produtores pecuários afetados, aproximadamente uma centena com um efetivo de 600 Cabeças Normais (Dados IFAP), a esmagadora maioria de raças autóctones – Raças caprinas Serrana e Bravia e bovina Maronesa que neste momento não têm sequer palha para alimentar os seus animais”.

A cultura de solidariedade entre os agricultores leva-os a organizarem-se, mais uma vez, “mesmo num ano de escassez para todos os agricultores portugueses e não esquecendo as medidas restritivas da situação de alerta em que nos encontramos, acreditamos convictamente que há sempre espaço para demonstrar a solidariedade que entre nós existiu, existe e continuará a existir. Desta forma apelamos a todos os que solidariamente puderem ajudar, em géneros (palha e concentrados) para a alimentação animal”.

Além do Pavilhão da ACOS como ponto de recolha de alimentação animal, foram ainda criados vários outros pontos de concentração de donativos em outras zonas do país, envolvendo outras estruturas ligadas ao setor: em Évora as entregas deverão ser feitas no CDAPEC, em Santarém no CNEMA e na Guarda na ACRIGUARDA.