FacebookRSS feed

Agrotec

Açores têm uma das taxas mais elevadas de participação de jovens na atividade agrícola

O diretror regional de Agricultura dos Açores, José Élio Ventura, refere que, no atual quadro comunitário, designado ProRural+, já foram aprovadas 25 primeiras instalações, num total de 72 pedidos recebidos, o que assinala a entrada de mais jovens nesta atividade.

acores

O diretor regional falava no encerramento do ciclo de conferências ‘Jovem Agricultor-Madeira 2016’, que abordou os paradigmas e os horizontes próximos do jovem agricultor português, numa iniciativa promovida pela Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP).

«Temos consciência de que não é fácil entrar nesta atividade, dado o volume de investimento que exige e os recursos em estrutura fundiária que muitas vezes requer», afirmou José Élio Ventura, apesar das taxas de comparticipação financeira ao investimento serem aliciantes, podendo atingir 75% a fundo perdido, e com o prémio à instalação de jovens agricultores a variar entre 22 mil e 50 mil euros.

Para o responsável, «este é também um momento particularmente importante ao evidenciar o papel dos jovens empresários rurais, que são, com toda a certeza, o garante de um perpétuo contributo desta atividade para a criação de riqueza e para a dinamização do tecido económico».

Na sua intervenção, assegurou que o Governo dos Açores «pretende continuar a estimular a entrada de jovens, criando um setor liderado por jovens dinâmicos, empreendedores, capazes de conjugar de modo rentável a imagem açoriana, a qualidade e a segurança dos produtos» dos Açores.

Os Açores especializaram-se na bovinicultura de leite, procurando também fomentar e consolidar outras fileiras, como a da carne, a dos produtos hortofrutícolas frescos, a das flores e a do vinho.

A produção de leite, em 2015, foi a mais alta de sempre, sendo cerca de cinco a seis vezes mais do que aquilo que os Açorianos necessitam para consumo próprio, representando cerca de 33% de todo o leite produzido no país, obtido em pouco mais de 2% do território nacional.

Apesar disso, o setor leiteiro açoriano atravessa uma conjuntura adversa ao nível do escoamento da comercialização, criada por decisões da União Europeia que, nesta matéria “tem de assumir as suas responsabilidades, afirmou o Diretor Regional.

«A estratégia açoriana passa, entre outras medidas, pela consolidação da Marca Açores e pelo estatuto de Açores – Região de Excelência, que se funda na sustentabilidade ambiental, económica e social do setor agrícola, florestal e agroalimentar, no âmbito de uma Estratégia de Criação de Valor assente na qualificação e na diversificação», frisou.

Fonte: Jornal Açores 9