Açores não aceita cortes em fundos comunitários na agricultura

O deputado do PS/Açores Carlos Silva disse que o partido não aceita cortes de fundos comunitários no setor da agricultura na região, mas salientou que ainda nada está decidido.

«Ainda é uma fase prematura. Não está decidido e o Governo tem sabido liderar e tem reivindicado a favor dos açorianos. É importante a cooperação entre todos os agentes políticos e económicos nesta fase de forma a garantir de facto que não existem esses cortes», adiantou, em declarações à Lusa.

Carlos Silva falava depois de o grupo parlamentar do PS nos Açores ter visitado um empreendimento turístico e agrícola na Fajã de Baixo, em Ponta Delgada, à margem das jornadas parlamentares do partido que decorrem até esta quarta-feira.

Os deputados socialistas discutem os novos desafios e novas oportunidades da agricultura nos Açores nas jornadas que tiveram início ontem, terça-feira com uma visita ao Santa Rita Greenhouse Villas, um espaço que alia turismo e agricultura, nomeadamente com a produção de ananases.

«Este é um bom exemplo de conciliação e compatibilidade entre aquilo que é tradicional e aquilo que começam a ser novos produtos combinados de turismo e agricultura, o que tem permitido pouco a pouco elevar de certa forma o rendimento dos produtores agrícolas», frisou Carlos Silva.

O deputado defendeu que o turismo pode ser uma «alavanca» da agricultura e dar resposta ao principal desafio do setor que é o aumento do rendimento dos produtores, mas salientou que os agricultores também têm conseguido dar valor acrescentado aos seus produtos.

«Os agricultores têm sabido renovar as suas explorações, modernizar os seus equipamentos e têm conseguido responder aos desafios que são colocados. É verdade que nem tudo depende do próprio agricultor, há uma conjuntura que influencia muitas vezes o rendimento, mas o agricultor e o produtor têm sabido dar o exemplo e têm reinventado, têm investido constantemente, têm gerado emprego e têm criado riqueza», afirmou.

No primeiro dia de jornadas parlamentares, os deputados do PS/Açores visitam ainda a fábrica de iogurtes Yoçor e promovem uma conferência com representantes do Governo Regional, dos agricultores, da indústria e do comércio.

Fonte: Lusa