FacebookRSS feed

Agrotec

A sustentabilidade da produção animal em debate nas XII Jornadas Pecuárias Muralha de Évora

As Jornadas do Hospital Veterinário Muralha de Évora são o congresso com maior expressão em Portugal na área dos bovinos de carne e equinos e realiza-se entre os dias 6 e 7 de março.

O evento destina-se a médicos veterinários, produtores pecuários, proprietários e criadores de equinos, estudantes e enfermeiros veterinários, gestores agro-pecuários e equitadores. No ano anterior, o evento contou com cerca de 700 participantes, o que se traduziu numa lotação esgotada.

“Produção pecuária extensiva – sustentáveis somos nós” é o tema central deste ano. Durante dois dias, estarão em debate assuntos como a biossegurança, bem-estar animal, tecnologia, resistência aos antibióticos, biodiversidade, protecção dos ecossistemas, o verdadeiro impacto ambiental da produção animal, entre outros, tudo isto envolto num ambiente único, onde numa cidade cheia de história se “junta gente” de todo o país.

As salas do evento

No primeiro dia de Jornadas, 6 de março, haverá 3 salas a decorrer em simultâneo: Sala de Ruminantes, Sala de Equinos e Sala de Comunicações livres.

Este ano, um dos principais objetivos da organização é "demonstrar que a produção pecuária extensiva é sustentável e desmistificar a ideia de que a produção extensiva de ruminantes é prejudicial, comprovando com dados científicos qual o verdadeiro impacto ambiental deste tipo de produção". Para tal, a organização apresenta oradores de renome com ligação a diversas entidades, publicas e privadas, que irão abordar o tema central das Jornadas em 4 blocos: Produtividade, Biossegurança, Tecnologia e Estratégia. 

Foram ainda convidados cerca de uma dezena de centros de investigação e universidades para apresentarem resultados de projectos de investigação. Os projectos selecionados para divulgação nas jornadas darão a conhecer algumas soluções inovadoras com aplicação prática nas explorações. O primeiro dia irá culminar com uma mesa redonda sobre a sustentabilidade da produção pecuária, na qual contamos com a presença do Professor Dr. Eduardo Oliveira e Sousa (Presidente da CAP), Professor Dr. João Joanaz de Mello (Presidente da GEOTA), Professora Dr.ª Cláudia Marques dos Santos Cordovil (Investigadora) e com a Dr.ª Teresa de Herédia (Nutricionista). A moderação estará a cargo do Jornalista Dr. Nicolau Santos (LUSA).

Na sala de equinos o assunto em destaque será o bem-estar, com o objetivo de dar a conhecer as vertentes comportamentais veterinárias e desportivas da teoria à prática. Entre os oradores confirmados estão o Prof. Dr. Luís Lamas da FMV-UL, o Dr. João Paulo Marques, o Dr. Alfonso Aguilar e o Prof. Dr. Luis Martins.

Na sala de comunicações livres irá decorrer um concurso de pósteres científicos, em que os vários resumos submetidos podem ser apresentados sob a forma de póster ou comunicação livre.

Os seminários e workshops do evento

No segundo dia de Jornadas, dia 7 de março, decorrerão sessões teóricas (seminários) e workshops em simultâneo.

O primeiro seminário é dedicado aos pequenos ruminantes - “Inovar na tradição” - e foi uma aposta da organização dedicar um dia das jornadas ao tema. Entre vários oradores de renome nacional e internacional, estará presente o Professor Dr. Juan Vicente Bermejo, da Universidade de Córdoba, uma pessoa com larga experiência em conservação e melhoramento genético, e também o Prof. Dr. Telmo Nunes, para abordar a biossegurança na área. No seminário estarão parceiros neste seminário várias associações de ovinos e caprinos locais.  

O segundo seminário é dedicado a animais companhia, no âmbito das estratégias de antibioterapia: Este seminário é uma das grandes novidades das jornadas de 2020, destinando-se a médicos e enfermeiros veterinários.  Já que o tema central é a sustentabilidade, faz todo o sentido incluir a temática das resistências as antibióticos, estratégias de actuação, e guide-lines. Cada vez mais na clínica do dia-a-dia sentimos a problemática das infecções resistentes, daí que seja urgente sensibilizar e orientar os colegas por forma a fazermos uma antibioterapia cada vez direcionada e acertiva.

Há ainda workshops diferenciados para médicos veterinários, produtores pecuários e criadores de cavalos.

Na área dos ruminantes destaca-se o workshop "A magia da Carne de qualidade", com a presença do italiano Dario Cecchini, gerente de uma cadeia de talhos italianos e mais conhecido pelo “ Talhante mais famoso do mundo”. Este será um workshop pré-jornadas (dia 5 de março) organizado em parceria com um dos nossos principais parceiros. Haverá também workshops sobre Boas Práticos no maneio de vitelos, gestão pecuária e biossegurança em explorações de bovinos de carne em extensivo.

Na área dos equinos irá realizar-se um workshop teórico prático para médicos veterinários sobre técnicas de reabilitação, que terá como oradores o Dr. João Paulo Marques e a Drª Luna Gutiérrez, no qual se abordarão técnicas para recuperação de lesões do aparelho locomotor. Para o público em geral, o Dr. Alfonso Aguilar e Arien Aguilar irão falar sobre diferentes embucaduras e bitless, como funcionam e como selecionar o melhor.