FacebookRSS feed

Agrotec

A Solução FREND como próximo nível da Agricultura de Precisão

Por Miguel Rodrigues, Engenheiro Agrónomo


Com uma missão clara e um sonho audaz, o Projeto FREND juntou uma equipa multidisciplinar para criar uma solução simples, capaz de ajudar os agricultores a tomar as decisões mais difíceis do seu dia-a-dia levando a Agricultura de Precisão a todos.

Agricultura precisão

Considerando os novos desenvolvimentos tecnológicos, as redes sociais e a internet, a partilha de conhecimento nunca foi tão fácil, mas os desafios que os produtores enfrentam são, hoje, maiores do que nunca. Com as alterações climáticas e a agressividade dos mercados, é cada vez mais difícil tomar as decisões corretas e garantir as produções desejadas.

Para ultrapassar essas dificuldades, apareceu o Projeto FREND.

A aposta do grupo Signinum, através da sua spin-off tecnológica XpectralTEK no mercado agroalimentar, focou o seu desenvolvimento na cultura da vinha tendo no horizonte a adaptação da tecnologia a outras culturas importantes no país.

Estas solução vem responder a diversos problemas do setor e foi impulsionada, no início de 2019, pelo Programa Operacional Regional do Norte com um financiamento de 800 mil euros.

A tecnologia de imagem multiespectral aqui desenvolvida, promete ajudar os produtores a “falar com as plantas” para resolver problemas nutricionais, identificar e prever pragas, doenças, stress hídrico e muito mais, de uma forma rápida, precisa, simples e não-destrutiva.

No Projeto FREND foram desenvolvidos três produtos revolucionários, que são parte integrante de uma solução única que vêm trazer aos produtores, em tempo real, mais dados para uma tomada de decisão mais informada e mais precoce.

É através da combinação dos dados de grande resolução adquiridos diretamente nas plantas pelo BACO, um equipamento de aquisição multiespectral, a recolha e controlo dos dados climáticos através de sensores de campo (SensIT) e o trabalho de Algoritmos Avançados e Inteligência Artificial na plataforma FREND, que esta tecnologia desenvolvida em Braga consegue ajudar o produtor a monitorizar a sua produção.

 

Uma plataforma inteligente e user-friendly

Já falamos na forma como são adquiridos os dados que permitem detetar problemas na vinha, mas como são esses dados apresentados ao produtor? A FREND Platform é uma ferramenta poderosa, inteligente e fácil de usar que absorve todos os dados recolhidos na planta e do meio ambiente e a transforma em informação simples e direta para o utilizador. Esta plataforma que pode ser utilizada com diferentes aparelhos, é capaz de, entre muitas outras coisas, prever o aparecimento de doenças, alertar o produtor para desvios anormais, gerar relatórios automáticos sobre o estado da cultura e aprender com o utilizador, tornando-se uma ferramenta cada vez mais eficaz.

Uma tecnologia Portuguesa que se está a espalhar pelo mundo

Ainda durante a fase de desenvolvimento e aperfeiçoamento dos produtos, o interesse nacional e internacional foi notório. Houve a oportunidade de apresentar a solução em diversos eventos internacionais de agricultura de onde brotaram parcerias que vão levar esta tecnologia além-fronteiras. França, Espanha, Itália, Bélgica e Inglaterra são alguns dos mercados onde o FREND estará presente ainda este ano.

 

De projeto a realidade

Ultrapassada a fase de estudo, desenvolvimento, testes, adaptação à escala e implementação em casos reais, aquilo que começou como um projeto está prestes a entrar no mercado e completar a missão de ajudar os viticultores a aumentar as suas produções, reduzir custos e aumentar a eficácia das suas intervenções.  Procuramos agora juntar-nos aos maiores players nacionais e internacionais para chegar ao maior número de produtores e levar a Agricultura de Precisão ao próximo nível.

Está interessado em conhecer melhor esta solução? Não hesite em contactar a equipa do FREND e junte-se a esta revolução. 

FREND

Nota de Redação:

Artigo publicado na edição n.º 38 da Revista AGROTEC.

Para aceder à versão integral, solicite a nossa edição impressa.

Em alternativa, contacte-nos através dos seguintes endereços:

Telefone 225899620

E-mail: marketing@agropress.pt