FacebookRSS feed

Agrotec

A singularidade da Maçã da Montanha de Armamar

Armamar recebeu mais uma sessão de formação para fruticultores, no âmbito do Programa de formação da Academia 2017 do Centro de Frutologia Compal.

maca

A sessão foi organizada em conjunto com a Associação de Fruticultores de Armamar (AFA) e permitiu que os formandos visitassem uma exploração-modelo, ficando a saber mais sobre a Maçã de Montanha de Armamar.

Esta formação tinha como objetivo transmitir aos empreendedores agrícolas mais conhecimento sobre novas técnicas agrícolas e fatores inerentes da atividade, como as condições edafo-climáticas da região e necessidades hídricas, condução das árvores e poda, maneio da cultura e técnicas pós-colheita.

Para Nicolau Félix, um dos formandos do Centro de Frutologia Compal, esta formação foi «muito educativa», com a AFA a «mostrar o que há de efetivamente melhor nesta região».

O formando considera que há várias mais-valias na participação na Academia do Centro de Frutologia Compal, tais como «ter contactado com novas realidades, termos visitado explorações-modelo e também a troca de experiências que fazemos com os colegas».

Luísa Andrade, outra fruticultora que participou nesta sessão, corrobora e assinala a importância de ir ao terreno: «mais do que teoria, ver na prática e estar com quem implementa é essencial».

Armamar é considerada a capital da Maçã de Montanha, uma fruta reconhecida a nível nacional, sendo produzidas mais de 50 mil toneladas anuais desta fruta por ano, com cerca de 1400 ha de área plantada.

José Osório, Presidente da AFA, refere que a maçã «é a maior fonte de rendimento de toda esta gente que vive neste concelho e nos concelhos vizinhos», tratando-se de uma fruta única «pela sua textura e altitude, já que uma grande parte dos pomares está acima dos 800 metros de altitude», fatores que contribuem para que esta maçã seja mais «arenosa, doce, colorida, rija e crocante».

Uma fruta que é valorizada através do Centro de Frutologia Compal, como o próprio realça: «estas iniciativas são importantes porque divulgam a nossa maçã, a nossa região e fazem com que a maçã seja mais apreciada e consumida, distinguindo-a de todas as outras».

Nos últimos 5 anos, a Academia do Centro de Frutologia Compal formou 48 empreendedores frutícolas, criando uma rede de networking que potencia novas colaborações e parcerias, estreitando o contacto entre participantes e importantes players do setor agrícola nacional.