FacebookRSS feed

Agrotec

A poda de citrinos

A produção citrícola apresenta grande importância na agricultura, a nível nacional e sobretudo na região do Algarve. Em 2020, a superfície cultivada de citrinos era 21 481 ha e a produção total de citrinos no Algarve foi 87% da produção total nacional, que atingiu 422 929 t (INE, 2021).

Nas últimas décadas a citricultura tem passado por um processo de modernização tecnológica que permitiu aumentar a produtividade e a qualidade do fruto. Mesmo assim, permanecem alguns problemas, entre os quais, a alternância de produções e o aparecimento de defeitos epidérmicos de vários tipos, que podem ter origem em fatores bióticos ou fisiológicos (Azevedo et al., 2013; Pacheco e Duarte, 2016).

A poda é uma prática cultural que pode surgir como estratégia para mitigar estes problemas e otimizar a produção de citrinos em vários outros aspetos (Matias et al., 2020). Esta, é uma operação que consiste, essencialmente, na remoção de órgãos vegetativos, modificando o desenvolvimento e a forma natural da árvore e afetando o seu comportamento fisiológico (Rodríguez e Villalba, 1998).

IMPORTÂNCIA E OBJETIVOS DA PODA EM CITRINOS

  • Controlo do desenvolvimento e forma da árvore

  • Aumento da qualidade e calibre dos frutos

  • Controlo da alternância de produções

  • Controlo de pragas e doenças

  • Diminuições dos custos de produção

Em árvores jovens, as intervenções podem ser feitas em qualquer altura, desde que não haja o risco de ocorrência de baixas temperaturas.

Em árvores adultas, a poda deve ser feita após a colheita e fora do período de geadas. Quando for possível e quando não houver interesse em limitar diretamente a quantidade de floração, deve ser feita também antes da rebentação de primavera (Rodríguez e Villalba, 1998; UNODC, 2017). 

TIPOS DE PODA E SUA IMPORTÂNCIA EM CITRINOS

Dependendo dos objetivos concretos da poda e da fase de vida da planta, podemos definir pelo menos 3 tipos de poda diferentes: poda de formação, poda de manutenção ou de frutificação e poda de rejuvenescimento.

  • Poda de formação

  • Poda de manutenção ou de frutificação

  • Poda de rejuvenescimento

GESTÃO DOS RESÍDUOS DE PODA

A lenha de poda deve ser colocada na entrelinha e triturada, enriquecendo o solo em matéria orgânica e ajudando a combater as infestantes. Só em casos de problemas fitossanitários graves se poderá recomendar a queima dos resíduos de poda.

Neste aspeto, a citricultura portuguesa é ambientalmente mais sustentável que as de outros países onde a queima de resíduos de poda continua a ser o mais habitual. Uma perspetiva de futuro, a lenha de poda tem potencial para ser usada na produção de óleos essenciais e outros produtos secundários (Segarra et al., 2019). 

Nota de Redação

Artigo publicado na edição n.º 41 da Revista Agrotec.

Para aceder à versão integral, solicite a nossa edição impressa.

Em alternativa, contacte-nos através dos seguintes contactos:

Telefone 910 641 718

E-mail: redacao@agropress.pt