FacebookRSS feed

Agrotec

A importância da agricultura de precisão para os agricultores

InovTechAgro realizou, no último dia 16 de dezembro, na plataforma Zoom, um evento dedicado à agricultura de precisão.

Agricultura de precisão

Os beneficios da utilização das técnicas da agricultura de precisão e a rentabilidade que pode proporcionar ao agricultor só são alcançáveis se adequado o processo de adoção e implementação. Como tal, no evento foi realizada uma abordagem ao solo, água e culturas.

O certame contou com a presença de Luís Alcino, do IPPortalegre, e Nuno Canada, presidente do INIAV, que deram as boas-vindas aos participantes, realçando a importância da agricultura de precisão no âmbito da transição digital que se espera na próxima PAC pós-2022.

«Não há outra forma de conseguir produzir mais alimentos a não ser a incorporação de conhecimento e tecnologia», apontou, na sua breve introdução, Nuno Canada, que expôs a importância do InovTechAgro para o crescimento do setor. «Este centro de competências tem como objetivo reforçar os ecossistemas que já existem», afirmou, destacando que a Agricultura 4.0 e a Rede de Inovação, partes integrantes e fulcrais da nova Agenda de Inovação "Terra Futura", serão apoiadas pelo InovTechAgro. 

Ricardo Braga, do ISA, deu início às sessões e apresentou as ferramentas tecnológicas existentes para a monitorização do solo. O orador começou por apresentar uma definição geral de agricultura de precisão e a forma como se implementa a respetiva caso a caso. Entre as ideias fundamentais, surgiu «a relação entre as cartas de produtividade e de margem bruta, que é a grande oportunidade da agricultura da precisão. Isso em si mesmo é um caderno de encargos para a atuação do agricultor ao nível da parcela», explicou. Outras informações fundamentais abordadas foram o índice de vegetação de diferença normalizada e a modelação digital do terreno, nomeadamente as cartas altimétricas.

Pode rever o evento no vídeo abaixo.