FacebookRSS feed

Agrotec

A diversidade pratense e a sua importância

Texto por: Teresa Carita

Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Pólo de Inovação de Elvas

A biodiversidade vegetal é crucial para o sucesso dos ecossistemas, porque estes só funcionam bem se houver uma mistura diversificada de plantas em toda a paisagem (Hautier et al., 2018). Os mesmos autores afirmam que quase todas as plantas presentes num ecossistema de pastagem (84%) contribuem, pelo menos durante algum tempo, em determinado local, ou tipo de cenário ambiental, para o funcionamento normal desse ecossistema.

A flora espontânea de Portugal continua a oferecer-nos uma elevada diversidade de espécies vegetais com aptidão pratense. De norte a sul, encontram-se ecótipos (conjunto de plantas/raça de uma espécie que diferem unicamente em alguns caracteres morfológicos  e que se encontram adaptadas às condições da região em que se desenvolvem) de várias espécies de trevos (género Trifolium), de serradelas (género Ornithopus), de sapatetas (género Astragalus), de cornilhões (género Scorpiurus), entre outras.

É fundamental contribuir para a conservação e valorização desta biodiversidade vegetal autóctone. O INIAV – Pólo de Inovação de Elvas contribui para alcançar estes objetivos (i) enriquecendo as suas coleções através da realização de missões de prospeção e recolha de germoplasma (principalmente de leguminosas com aptidão pratenses e/ou forrageira), seguindo as metodologias desenvolvidas pelo IPGRI/ Bioversita ou pela ESCONET (European Native Seed Conservation Network), (ii) caraterizando e avaliando as populações recoletadas e (iii) registando a informação obtida na platraforma GRIN-Global.

Nota de Redação:

Artigo publicado na edição n.º 43 da Revista AGROTEC, no âmbito do Dossier "Produção de batata".

Para aceder à versão integral, solicite a nossa edição impressa.

Em alternativa, contacte-nos através dos seguintes endereços:

Telefone 225899620

E-mail: redacao@agropress.pt