FacebookRSS feed

Agrotec

BGI vai organizar workshop no âmbito da produção de leite e da indústria de laticínios

A Building Global Innovators (BGI), com o patrocínio do EIT Food - a maior rede de inovação alimentar da Europa -, está a organizar o workshop EIT Food SUDAPS - Inovar a produção de leite e laticínios em Portugal.

Destinado a produtores de leite e laticínios, assim como a trabalhadores ou estudantes da mesma área, este workshop pretende dotar as partes interessadas de novos conhecimentos relativos a métodos e técnicas de produção de leite e derivados, para fazer face aos desafios enfrentados pelo setor.

O workshop focar-se-á em temas como a sustentabilidade e a inovação aplicadas à produção de leite e contará com a presença de especialistas na área, promovendo a transferência de conhecimentos para as empresas produtoras de leite e laticínios e o estreitamento dos laços entre a Academia e a Indústria.

Por se tratar de uma indústria tão relevante no nosso país - em 2020, a produção de leite em Portugal ultrapassou os 2 mil milhões de litros e a de produtos derivados as 100 mil toneladas -, é urgente aumentar a competitividade das pequenas e médias empresas que nela atuam. Daí a relevância de que se reveste o EIT Food SUDAPS.

A BGI, por acreditar no potencial dos empresários rurais portugueses e no poder da inovação europeia, associa-se a este projeto na esperança de fazer a diferença no setor. De acordo com Cláudia Carocha, Gestora de Projetos Sustentáveis e Alimentares na BGI, “o leite e seus derivados representam uma fatia considerável da produção agrícola em Portugal, sendo por isso importantes iniciativas, como o SUDAPS, que visem promover a inovação junto do setor”.

Este projeto é desenvolvido em simultâneo noutras geografias europeias, nomeadamente Espanha, Grécia e Lituânia. Em Portugal, além da BGI, este evento é organizado pela Universidade de Turim (Itália), e pelo Laboratório Colaborativo FeedInov.

A iniciativa terá lugar no dia 16 de novembro, em formato online, e as inscrições já se encontram disponíveis aqui.