FacebookRSS feed

Agrotec

3ª Conferência Europeia sobre Xylella fastidiosa tem inscrições abertas

 A terceira Conferência Europeia sobre a Xylella fastidiosa e a reunião final do projeto XF-ACTORS serão realizadas online de 26 de abril a 30 de abril de 2021.

conferênvia Xylella

A reunião de XF-ACTORS, o projeto de pesquisa da EU Horizon 2020 dedicado a esta bactéria fitopatogênica, irá preceder à conferência. A terceira conferência europeia sobre Xylella fastidiosa é organizada pela EFSA e a XF-ACTORS, com o contributo ativo das principais iniciativas de investigação transnacionais e da UE que abordam a X. fastidiosa - BIOVEXO, CURE-XF, ERC MultiX, EUPHRESCO, EUROXANTH e Resiliência à Vida.

As apresentações e discussões vão fazer um balanço dos resultados das pesquisas realizadas desde que X. fastidiosa foi detetado pela primeira vez na Europa em 2013. Durante este período, os cientistas preencheram lacunas de conhecimento sobre os elementos distintivos dos surtos na UE, consolidados a rede resiliente para monitoramento e teste e resultados alcançados que apoiaram e influenciaram as atividades de investigadores, partes interessadas e formuladores de políticas.

O programa da conferência refletirá a estratégia multidisciplinar que tem sido buscada na pesquisa. As sessões e discussões da conferência cobrirão as últimas descobertas, dados e conhecimentos sobre X. fastidiosa como um patossistema, incluindo:

  • Biologia, ecologia e genética de patógenos;

  • Epidemiologia e modelagem das doenças de X. fastidiosa;

  • Interações planta hospedeira e busca de germoplasma resistente / tolerante;

  • Ferramentas de vigilância e detecção precoce;

  • Biologia e controlo de vetores;

  • Recursos microbianos endofíticos e as suas potenciais aplicações no controle de X. fastidiosa;

  • Estratégias de manejo sustentável para prevenção e redução do impacto das doenças X. fastidiosa.

Registo e entrega de resumos

Investigadores em tópicos relacionados à Xylella fastidiosa são convidados a se inscrever e enviar um resumo para apresentação oral ou poster eletrónico. Não há taxa de inscrição para a conferência.

O Comitê Científico aceitará, no máximo, 1 000 participantes. Por favor, note que se o número máximo de participantes for atingido, a prioridade será dada aos participantes com um papel ativo e para garantir um equilíbrio geográfico, de género e institucional.

As inscrições e envio de resumos encerram-se em 7 de março de 2021. A confirmação de aceitação será enviada até o final de março de 2021. Ao se inscreverem no evento, os participantes aceitos poderão assistir a todo o programa do congresso que inclui:

  • 26-27-28 (tarde - CET): reunião final XF-ACTORS

  • 29-30 (CET): Conferência europeia sobre Xylella fastidiosa e sessão de partes interessadas

O programa final será publicada posteriormente o site da EFSA. Saiba mais no respetivo.