FacebookRSS feed

Agrotec

Valtra celebra 70 anos - soluções inteligentes no centro do crescimento

Em 2021, a Valtra completa 70 anos e está a comemorar o seu aniversário de várias formas ao longo do ano. Há 70 anos o foco estava na mecanização da agricultura, enquanto mais tarde esse foco mudou para, por exemplo, melhorias na segurança do trabalhador promovendo o crescimento da quinta.

Valtra 70 anos

As tecnologias e serviços da Valtra estiveram sempre à altura do objetivo de atender às necessidades dos clientes. Mas foi nos últimos 10 anos que os maiores passos foram dados. Nos próximos anos, a Valtra vê que a digitalização e a tecnologia de agricultura de precisão irão mudar a cara da agricultura de forma significativa.

«Os avanços iniciados há 70 anos continuam cada vez mais acelerados. Graças ao trabalho persistente de desenvolvimento de produtos, os nossos tratores alcançaram agora a sua quinta geração. Agora, os nossos clientes esperam soluções inteligentes da Valtra. Estamos a fazer grandes investimentos na nossa fábrica em Suolahti, Finlândia. O novo centro de logística acaba de ser inaugurado e uma nova área de pintura começará a ser construída este verão», disse Jari Rautjärvi, managing director da empresa.

Valtra 70 anos

Foco no cliente agora e no futuro

A Valtra, então conhecida como Valmet, começou em 1951 a produção em série de tratores, em Jyväskylä, Finlândia. O primeiro modelo foi o Valmet 15 que, como o nome indica, tinha 15 cavalos de potência e foi projetado para substituir um cavalo numa pequena quinta. Desde o início, as necessidades dos clientes foram tomadas em consideração e foram apresentadas soluções estruturais pelas quais a Valtra ainda é conhecida: a distância ao solo era alta o suficiente para o trabalho florestal e o trator também era ideal para tarefas de manutenção de estradas. Mais tarde, a ergonomia da cabina tornou possível dias de trabalho mais longos e seguros, com maior espaço para o operador.

A Valtra teve sempre uma relação particularmente próxima com os seus clientes. No início dos anos 1990, o sistema de encomenda personalizada do cliente foi introduzido. Isto significava que nenhum trator era fabricado na fábrica para stock; em vez disso, cada trator era construído para um cliente específico. Graças a esse sistema pioneiro de encomenda dos cliente, a fábrica de tratores teve sempre informações precisas sobre as necessidades do cliente. Um número significativo de funcionários a trabalhar no desenvolvimento e produção de produtos vem de uma sólida formação agrícola e tem realmente um bom entendimento das necessidades dos agricultores.

Valtra 70 anos

A centralização no cliente tem sido o ponto de partida para o desenvolvimento de novos produtos até hoje. Os clientes foram essenciais para o desenvolvimento dos tratores de quarta geração e do premiado apoio de braço SmartTouch. Tanto as máquinas de 4.ª geração quanto o SmartTouch de fácil utilização têm sido os mais vendidos, colecionando uma incrível variedade de prémios na indústria. Hoje, o foco do cliente da Valtra pode ser visto na ampla gama de acessórios e opções disponíveis, bem como no Estúdio Unlimited, onde 1 em cada 3 tratores produzidos na fábrica de Suolahti são agora feitos sob medida para as especificações exatas do cliente. As soluções de personalização Valtra são utilizadas numa ampla gama de aplicações, incluindo agricultura, contratação, manutenção de aeroportos e até mesmo serviços de defesa. A abordagem centrada no cliente também pode ser vista no desenvolvimento dos serviços de manutenção e serviços digitais, como o Valtra Connect. O ritmo de desenvolvimento continua tão rápido como sempre, enquanto a Valtra se esforça para melhorar ainda mais os serviços e tratores de acordo com as necessidades do cliente.

Valtra 70 anos

O que vem a seguir? Novos regulamentos, como o Acordo Verde da UE, padrões ambientais globais e mudanças no clima e nas condições agrícolas trazem novos desafios para a vida dos agricultores. «Reduções em fertilizantes e pulverizações e a necessidade de melhorar a produtividade do solo são motivadores para a agricultura de precisão que, por sua vez melhoram a rentabilidade. Os nossos clientes precisam de máquinas inteligentes integrando transferência de dados e software de gestão agricola. As soluções Valtra - como o SmartTouch, o auto guiamento Valtra guide e os serviços agrícolas inteligentes, como o Valtra Connect - ajudam os agricultores a atingir esses objetivos», disse Mikko Lehikoinen, sales and marketing director. «A quota de soluções inteligentes está a aumentar rapidamente e a Valtra está na vanguarda do movimento».

Valtra 70 anos

Concessionários, uma parte importante da experiência do cliente

Um componente crítico da experiência do cliente são serviços profissionais, fornecimento de peças e vendas de tratores. A Valtra desenvolveu ativamente sua rede de distribuição.

«A equipa de vendas e após-venda da Valtra está a trabalhar com novas ferramentas digitais que aprimoram a experiência do cliente e com as quais os concessionários podem agora prevenir as necessidades de manutenção do trator, ativar remotamente os serviços de agricultura de precisão ou configurar um trator com opções personalizadas de manutenção e financiamento para a necessidade exata da quinta. O cliente também pode optar por ativar recursos adicionais na sua máquina SmartTouch - as especificações do trator podem ser expandidas e atualizadas dependendo das necessidades de agricultura inteligente do cliente», comenta Lehikoinen.

A introdução das novas ferramentas digitais começou em concessionários Valtra selecionados na Alemanha, França e Grã-Bretanha em 2020, continuando este ano com o desenvolvimento e implementação destas ferramentas em toda a Europa.

Também houve mudanças na rede de distribuição da Valtra. A Valtra está a aumentar a proximidade aos seus clientes através da nomeação de novos distribuidores, por exemplo, em França, Reino Unido e Iraque.

«A Valtra tornou-se uma escolha atraente para muitos distribuidores e estamos determinados a tomar medidas para crescer», refere Lehikoinen.

Valtra 70 anos

Modelo da Série T especialmente equipado para este aniversário

Para marcar o seu 70.º aniversário, a Valtra vai fabricar 70 tratores “Limited Redition” especialmente equipados. Estes modelos de aniversário estão disponíveis na série T (T174e a T254) e serão vendidos em todo o mundo.

Os modelos especialmente equipados para este aniversário apresentam uma tinta de um intenso vermelho metalizado que lembra as raízes da Valtra há 70 anos. A cor vermelha também ganha destaque nos detalhes do trator, inclusive na costura do interior em couro e na luz interna. O modelo de aniversário tem aros pretos e um emblema da Redition Limited de aço inoxidável.

Valtra 70 anos