Vagos promove visita de campo aos pequenos frutos da região

O Município de Vagos, em colaboração com a Agim (Associação para os Pequenos Frutos e Inovação Empresarial), vai organizar, no dia 20 de setembro, uma visita de campo gratuita a plantações e a empresas de transformação de pequenos frutos.

Texto: Sofia Monteiro Cardoso

Segundo o comunicado emitido pelo Município, "esta visita é direcionada aos produtores de pequenos frutos do concelho, já instalados ou que pretendam vir a instalar-se, e tem como finalidade observar as técnicas de produção de dois pequenos frutos, nomeadamente a framboesa e a amora, bem como a fase da transformação do fruto para fins alimentares".

Em relação às amoras, a plantação de Alvaiázere, com uma dimensão de 1,5 hectares, onde podem ser vistas quatro variedades diferentes de amoras, será alvo de uma visita à sua fase de produção. 

Já a exploração de framboesa alvo de visita localiza-se em Leiria e a sua produção é feita inteiramente em modo biológico. "Os visitantes poderão observar duas variedades diferentes, os métodos e técnicas de produção de framboesa em modo biológico, bem como a colheita e embalamento de framboesa".

A parte da transformação do fruto será observada no Tagus Valley (Parque Tecnológico do Vale do Tejo), em Abrantes.

A visita técnica foi criada pela Câmara Municipal de Vagos na sequência do crescente número de explorações de pequenos frutos presentes no concelho, bem como no aumento de potenciais interessados. Perante tal, "a autarquia pretende organizar diversas iniciativas que promovam o conhecimento técnico na área dos pequenos frutos, sendo esta visita de campo uma delas".

A participação é gratuita e as inscrições podem ser realizadas aqui até ao próximo dia 13 de setembro.