FacebookRSS feed

Agrotec

UE: exportação agroalimentar continua a crescer

De acordo com os últimos dados publicados pela Comissão Europeia, o valor das exportações da UE em novembro de 2015 atingiram 10.9 mil milhões de euros, aproximadamente mais 500 milhões do que no mesmo período de 2014.

As exportações para os E.U.A., China – que ocupa agora o lugar que pertencia à Rússia como o 2º maior destino das exportações agroalimentares da EU - Arábia Saudita, Turquia e Coreia do Sul registaram um crescimento significativo nos últimos 12 meses.

Apesar de o valor de novembro apresentar um abrandamento relativamente a outubro, os valores para os 12 meses, de dezembro de 2014 a novembro de 2015, registaram uma subida de 5,7%, comparativamente com o ano anterior, com 10 dos 12 meses a registaram um valor maior do que no ano transato.

As hortícolas e os citrinos foram os produtos que registaram maiores subidas. No que concerne às importações agroalimentares, o valor manteve-se em 9.5 mil milhões de euros. Novembro registou um aumento nas importações de frutos tropicais, enquanto que os citrinos registaram uma redução.
No global, a balança comercial da UE em produtos agroalimentares em novembro de 2015 registou um saldo de 1.3 mil milhões de euros.

Fonte: MarketingAgricola.pt