FacebookRSS feed

Agrotec

Revista AGROTEC nº 4

Nova Geração de Robots de Ordenha

No 4.º número da AGROTEC a secção em destaque é a Zootecnia, com o tema de capa “Nova Geração de Robots de Ordenha”, onde temos vários contributos de empresas e investigadores sobre os robots de ordenha de última geração, bem como as vantagens da ordenha robotizada. Discutimos ainda o controlo das mamites em ovelhas leiteiras e a sexagem de sémen de bovinos, uma forma de pré-seleção sexual agora disponível comercialmente.

O Brasil é um dos maiores produtores, consumidores e exportadores mundiais de carne, com uma facturação que, em 2011, atingiu mais de 836 mil milhões de dólares (cerca de 668 mil milhões de euros). O mercado da União Europeia é importante para a dinâmica deste setor da economia brasileira. A AGROTEC quis perceber um pouco melhor quais os desafios, oportunidades e dificuldades que a fileira pecuária brasileira enfrenta e acarreta para a Europa junto do presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), Fernando Sampaio, entidade que representa os interesses do setor.

O Alqueva continua a ser um dos projetos mais mediáticos do setor agrícola português pelas expectativas de modernização e desenvolvimento nacional e regional que tem gerado. Uma delegação da União Europeia chefiada por Roger Waite, porta-voz da UE para a Agricultura e Desenvolvimento Rural, deslocou-se por isso, no passado dia 25 de junho, à região do Alqueva para aferir dos progressos já conseguidos por este investimento. A AGROTEC foi a única revista agrícola portuguesa convidada a acompanhar a visita.

O segmento frutícola dos pequenos frutos (amoras, framboesas, morangos, mirtilos, etc.) continua a revelar bastante dinamismo na agricultura portuguesa, havendo vários casos de empresas produtoras (Hubel, Mirtilusa) e de fatores de produção (Planasa, Haygrove) de sucesso. Aproveitamos a realização da edição deste ano da Feira do Mirtilo, em Sever do Vouga, para dar a conhecer alguns destes exemplos.

Apostamos ainda na área da Viticultura, dando destaque a eventos do setor, nomeadamente o Infowine.forum e as Jornadas na UTAD com o tema “Sustentabilidade na Fileira Vitivinícola”.