FacebookRSS feed

Agrotec

Medicamentos veterinários cada vez menos detectados em estudos

Os resíduos de medicamentos veterinários, e outras substâncias encontradas em animais e alimentos derivados de animais, continuam a diminuir na União Europeia e os níveis de conformidade estão a aumentar, segundo os dados mais recentes.

O relatório anual da EFSA, relativo a 2021, inclui dados comunicados pelos Estados-Membros*, pela Islândia e pela Noruega. O número de amostras testadas aumentou ligeiramente, em comparação com 2020.

Em 2021, a percentagem de amostras não conformes foi de 0,17%, o que é o valor mais baixo registado nos últimos 12 anos, quando o incumprimento variou entre 0,19% e 0,37%. O valor para 2020 foi de 0,19%.

O nível global de incumprimento das amostras visadas (ou seja, as colhidas para detetar utilizações ilegais ou para verificar o incumprimento dos níveis máximos tolerados) também diminuiu para 0,24%, em comparação com 0,27%-0,35% nos quatro anos anteriores.

O relatório abrange vários grupos de substâncias, incluindo hormonas, antibacterianos, contaminantes ambientais, substâncias proibidas e outros medicamentos veterinários.

Para verificar os resultados com mais profundidade clique aqui.

O conjunto de dados completo - composto por cerca de 13 milhões de resultados analíticos - está disponível na EFSA Knowledge Junction, um repositório aberto destinado a melhorar a transparência, a reprodutibilidade e a reutilização de provas nas avaliações dos riscos para a segurança dos alimentos para consumo humano e animal.

* Nos termos do artigo 5.º, n.º 4, e da secção 24 do anexo 2 do Protocolo relativo à Irlanda/Irlanda do Norte, que faz parte integrante do Acordo sobre a Saída do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte da União Europeia e da Comunidade Europeia da Energia Atómica, os requisitos da UE em matéria de amostragem de dados são igualmente aplicáveis à Irlanda do Norte e, para efeitos do presente relatório, as referências aos Estados-Membros são entendidas como incluindo o Reino Unido no que diz respeito à Irlanda do Norte.

Fonte: EFSA