FacebookRSS feed

Agrotec

Questionário de caracterização do sector do ovo em curso

O projeto Best Practice Hens tem em curso a realização de um questionário para poder caracterizar o sector do ovo em Portugal e assim definir uma estratégia de transição adaptada ao país.

O objetivo é criar um manual de boas prácticas para facilitar a transição a sistemas de alojamento sem jaulas na UE, no que se refere à produçao de galinhas para recría e galinha poedeiras. Para ajudar os produtores a realizar a transição é necessario conhecer a situação nacional atual e real, conhecer as caracteristicas particulares do mercado nacional e os desafios que o sector avícola português tem de enfrentar. Esta caracterização vai permitir definir uma estrategia a seguir e/ou identificar ações necesarias para ultrapasar os desafios identificados. De esta forma, podemos contribuir ao apoio dos productores portugueses a realizar a transição para sistemas sem jaulas.

Este inquérito é totalmente anónimo. Também é possível participar responder por via telefónica, fazendo essa solicitação através do email info@bestpracticehens.eu.

Recorde-se que em Maio de 2021, arrancou o projeto “Melhores práticas para a produção de ovos em sistemas alternativos” (Best Practice Hens). Este projeto visa analisar os conhecimentos e experiencia existente relativo às melhores práticas de gestão relacionadas com a produção de frangas e galinhas poedeiras em sistemas livres de gaiolas (em solo, ar livre e biológico) e facilitar a transição para este tipo de sistemas de produção na UE.