FacebookRSS feed

Agrotec

Quantificação dos défices de polinização na cultura do kiwi em Portugal

Texto por: Helena Castro, Catarina Siopa, Vinícius Casais, Mariana Castro, João Loureiro, Hugo Gaspar, Sílvia Castro

Universidade de Coimbra, Centro de Ecologia Funcional, Departamento de Ciências da Vida

A produção e viabilidade económica da cultura do kiwi depende da existência de polinização eficiente. No entanto, diversos fatores influenciam a disponibilidade de pólen no pomar e a quantidade e qualidade do pólen que chega aos estigmas, podendo dar origem a défices de polinização e consequentemente à diminuição na produção de fruto e/ou produção de frutos de menor calibre. No âmbito do Grupo Operacional i9Kiwi (https://i9kiwi.pt), durante 2018 e 2019, quantificaram-se os défices de polinização em 23 pomares de kiwi.

Para tal realizaram-se experiências de polinização controladas de forma a quantificar a produção em condições de: 1) serviços de polinização fornecidos pelos polinizadores existentes no pomar e 2) serviços de polinização ótimos.

Os resultados mostram variação nos défices de polinização. Por um lado, registam-se pomares com serviços de polinização, que permitem atingir boas produtividades e onde as comunidades de polinizadores devem ser mantidas. Por outro lado, observam-se pomares com défices de polinização regulares onde fatores tais como a comunidade de polinizadores existente, e características dos pomares e da paisagem envolvente, determinam o sucesso da polinização. É assim crucial avaliar de que forma estes fatores afetam a produção do kiwi, de forma a tornar estes agroecossistemas mais produtivos e sustentáveis.

Nota de Redação:

Artigo publicado na edição n.º 43 da Revista AGROTEC, no âmbito do Dossier "Produção de batata".

Para aceder à versão integral, solicite a nossa edição impressa.

Em alternativa, contacte-nos através dos seguintes endereços:

Telefone 225899620

E-mail: redacao@agropress.pt