FacebookRSS feed

Agrotec

DGAV divulga o Plano de Contingência para a praga Aromia bungii

Para prevenir a introdução em Portugal desta praga, a DGAV divulgou o Plano de Contingência da praga de quarentena prioritária Aromia bungii, considerada extremamente perigosa para prunóideas, onde se incluem espécies frutícolas como ameixeira, cerejeira, damasqueiro, ginjeira e pessegueiro.

O Plano de Contingência da Aromia bungii visa definir as ações para prevenir a introdução desta praga no território nacional e estabelece as medidas fitossanitárias necessárias para a sua erradicação, no caso de ser detetado um surto, impedindo-se assim a sua disseminação.

Originária da Ásia, esta praga emergente é considerada extremamente perigosa para as espécies frutícolas do género Prunus, sendo capaz de causar elevados prejuízos em pessegueiros e damasqueiros e podendo ser considerada grave para ameixeiras e cerejeiras. Na União Europeia já foi detetada no Reino Unido (2008), na Alemanha (2011 e 2016) e em Itália (2012, 2013 e 2017).

Os principais hospedeiros da Aromia bungii são as fruteiras de caroço do género Prunus, nomeadamente pessegueiro, damasqueiro, ameixeira, cerejeira e amendoeira. 

Também são considerados como hospedeiros, embora sujeitos a confirmação a romanzeira, diospireiro, oliveira e choupo.

Se suspeita da presença desta praga, deve de imediato comunicar às autoridades fitossanitárias, nomeadamente, ao Serviço Fitossanitário da Direção Regional de Agricultura e Pescas da sua região.

Consulte mais informações aqui.