FacebookRSS feed

Agrotec

Professor da ESAC convidado a integrar grupo de especialistas do CEDEFOP

O professor da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), Rui Costa, foi convidado pelo Cedefop – Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional – a integrar um grupo de especialistas na área agroalimentar.

O convite surgiu no âmbito do estudo de prospeção de competências que o Cedefop se encontra a realizar em quatro setores distintos, entre os quais o setor agroalimentar, com vista a identificar as consequências da implementação do Pacto Ecológico Europeu nas competências e no emprego, bem como todas as implicações no que diz respeito à conceção dos programas de ensino e formação profissional, incluindo ensino superior, e sua lecionação, reconhecendo a experiência do professor da ESAC nesta matéria.

Mais concretamente, o estudo tem como objetivo identificar: as mudanças no emprego (por exemplo, na estrutura ocupacional) e nas competências no setor, desencadeadas pela implementação do Pacto Ecológico Europeu e outros fatores-chave de mudança e; as respetivas possibilidades e desafios para as necessidades de qualificação e requalificação dos trabalhadores deste setor.

Este estudo contará com a participação de diversos especialistas, desde decisores políticos, a representantes de empresas privadas e de entidades de ensino e formação profissional, investigadores e académicos no setor em causa.

Enquanto elemento do grupo de especialistas do Cedefop, Rui Costa já participou ontem, dia 12 de abril, num workshop online, no qual os peritos discutiram as evoluções nesta matéria na última década e procuraram projetar as necessidades de formação para 2030/2050. O seu envolvimento neste grupo exigirá também a participação numa pesquisa Delphi, que será levada a cabo em duas fases: a primeira terá lugar em maio e a segunda fase ocorrerá em junho. Está ainda prevista a participação num workshop online final/de validação, agendado para a primeira semana de setembro (data a confirmar).